Dados do Trabalho


Título do trabalho

COMPETENCIAS E POSSIBILIDADES DA PRATICA SUPERVISIONADA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FURB NO CENTRO DE ATENÇAO INTEGRAL A SAUDE DA MULHER

Introdução

A principal porta de entrada do SUS é a Atenção Primária à Saúde. É por meio do nível primário que o Sistema Único de Saúde consegue atingir toda a população atuando em um conjunto de ações em saúde. Em Blumenau, as usuárias do sistema são encaminhadas através da rede de atenção básica para realizar procedimentos de especialidades uroginecológicas e da saúde da mulher. O local apresenta boa estrutura para os acadêmicos de fisioterapia refinarem suas práticas em Saúde da Mulher e Atenção Básica.

Objetivo

Classificar as competências e possibilidades da prática supervisionada do curso de fisioterapia da FURB no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

Metologia

A metodologia utilizada foi pesquisa documental exploratória de abordagem qualitativa. A pesquisa buscou classificar as competências dos estudantes do curso de fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau – SC para iniciar a atuação no estágio obrigatório no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

Resultados

A construção desta pesquisa surgiu através dos resultados obtidos no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Proposta de inserção de estágio em fisioterapia no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher / Beatriz Demmer Wieser. – 2019” no qual foi elaborada uma pesquisa de campo visando as necessidades do serviço.

Discussão

Foi feita a análise seguindo critérios de caracterização do documento, codificação, registros, categorização e análise crítica. As competências a serem desenvolvidas no CAISM, que somando-se às outras categorias, revelaram a importância da implantação do serviço de fisioterapia neste local. A seleção de documentos foi extraída dos planos de ensino das disciplinas de Fisioterapia nas Condições Uroginecológicas, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia em Preventiva I e II.

Conclusão

É reconhecida a importância da inserção da fisioterapia no centro para compor uma equipe multidisciplinar, com atendimentos baseados no princípio de integralidade do SUS. A atuação do serviço de Fisioterapia se dá principalmente aos casos de incontinência urinária recorrentes, disfunções sexuais, pré e pós-operatórios de cirurgias e pacientes oncológicas. Os alunos possuem as competências e devem ser preparados em sala de aula e aplicar seus conhecimentos na prática.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Competências fisioterapêuticas. Estágio. Integralidade. Fisioterapia na Saúde da Mulher.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

UDESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

TAIS SCHWAMBERGER, Camila Marli Wagner