Dados do Trabalho


Título do trabalho

LIGA ACADEMICA DE FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPEDICA- LAFITO: CRIAÇAO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE OS PRIMEIROS SEIS MESES DE ATUAÇAO

Introdução

Ainda não há um consenso sobre o conceito das Ligas Acadêmicas devido os múltiplos conceitos adotados por diversos autores, mas sabe-se que elas são essencialmente organizadas e protagonizadas por estudantes que decidem se aprofundar em determinado tema e sanar as demandas da população, sendo supervisionados e orientados por um professor escolhido pelos discentes. 

Objetivo

Relatar a fundação bem como as experiências e atividades desenvolvidas durante os primeiros seis meses de atuação da Liga Acadêmica de Fisioterapia Traumato-Ortopédica-LAFITO, da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL do campus Tubarão, que tem como metas: promover espaços de conhecimento entre os estudantes, aproximar a instituição de ensino e os participantes da comunidade, e contribuir para a efetividade dos serviços de saúde prestados na região, direta ou indiretamente.

Metologia

O funcionamento e atividades da LAFITO são regidos pelas normas ditadas pelo seu estatuto, que contém as finalidades, os objetivos, o código disciplinar e as obrigações dos membros baseia-se em ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo de maneira equilibrada atividades com comportamento ético nas três áreas. Para participar da liga é necessário fazer um processo seletivo que acontece semestralmente. A liga realiza reuniões quinzenais para debate de artigos, organização de eventos e ações.

Resultados

Desde a sua criação a LAFITO conseguiu engajamento nas redes sociais com os estudantes do curso de fisioterapia desde o primeiro semestre até os formandos, realizou eventos em parceria com a Liga de Assistência em Enfermagem (LAAE) também da UNISUL, e realizou o primeiro episódio do seu PODCAST, além de inúmeros encontros com debates sobre temas relevantes onde os ligantes puderam escolher sobre o tema que iriam abordar. A LAFITO já possui um cronograma de atividades até o final de 2023.

Discussão

Os desafios da saúde exigem que a formação dos profissionais desta área seja construída de modo integrado e contextualizado, articulando teoria e prática, e incorporando ao processo de ensino-aprendizagem as realidades dos serviços, preparando o futuro profissional para ações de prevenção, promoção, proteção. Estudos mostram que ligas acadêmicas favorecem a diversificação de cenários de prática, proporcionando uma aproximação entre o estudante e as necessidades de saúde da comunidade.

Conclusão

É notável o papel das ligas acadêmicas no protagonismo estudantil, aumento do conhecimento dos alunos bem como a maior interação entre a comunidade acadêmica e comunidade no geral. Conseguimos observar durante os primeiros meses de atuação da LAFITO, avanços em relação ao conhecimento dos alunos, ainda que a maioria de seus resultados não seja mensurável a curto-prazo, a sua continuidade torná-los-á futuramente, em indicadores de saúde e profissionais competentes graduados na UNISUL. 

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Liga academia
Fisioterapia
Orto-traumato

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Educação em Fisioterapia

Instituições

Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

VITOR DOS SANTOS SAMPAIO, LUCAS DOMINGOS DOS SANTOS , LAURA APPEL BEVILAQUA, BEATRIZ ALANO FREITAS JUVENCIO