Dados do Trabalho


Título do trabalho

TRATAMENTOS FISIOTERAPEUTICOS NA PARALISIA DE BELL: UMA REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

A paralisia de Bell (PB) é uma condição neuromotoras que envolve o nervo facial, ocorre quando ele tem uma parte do seu caminho lesionado em algum nível. Tem como característica temporária o enfraquecimento ou a paralisia dos músculos de somente um lado do rosto. A Fisioterapia é de suma importância para o tratamento da PB com ela, se consegue restabelecer a mímica facial, restaurando o equilíbrio e simetria dos músculos da face conseguindo a satisfação e bem-estar do paciente com sua aparência.

Objetivo

O objetivo desta revisão integrativa foi sintetizar as pesquisas de literatura publicada dos anos 2019 a 2023, analisando os recursos fisioterapêuticos e seus efeitos no tratamento da paralisia de Bell, e como objetivos específicos identificar a hemiface comprometida, identificar alterações no movimento da boca, identificar alterações na pálpebra e identificar os recursos fisioterapêuticos utilizados no tratamento da paralisia de Bell.

Metologia

Os bancos de dados utlizados foram Scielo, LILACS, MEDLINE, BVS, PEDro e Pubmed. Foram utilizados os seguintes operadores booleanos: Physical Therapy Modalities (Modalidades de Fisioterapia) AND Bell Palsy (paralisia de Bell); Physical Therapy Modalities (Modalidades de Fisioterapia) AND Facial Paralyses, Idiopathic (paralisia facial idiopática); Bell Palsy (paralisia de Bell) AND Physical Therapy (Fisioterapia).

Resultados

As pesquisas nas bases de dados utilizadas produziram 62 resultados, sendo eles, Scielo 4, BVS 52, PubMed 2, PEDro 4. Destes foram excluídos 57 e após a avaliação de elegibilidade apenas 3 desses artigos foram incluídos nesta revisão.

Discussão

Em um estudo os pacientes receberam um dos três tipos de tratamento: Apenas cinesioterapia, cinesioterapia com eletroterapia e cinesioterapia com eletroterapia e terapia de fotobiomodulação, ele apontou que apenas nos mostrou que as modalidades fisioterapêuticas tiveram os mesmos resultados na PFP, nos limitando de informações. Os outros dois estudos demonstram a terapia de Kabat na reabilitação onde, a recuperação física é mais rápida e melhor do que apenas com a fisioterapia convencional.

Conclusão

Essa revisão de literatura demonstrou que as técnicas de Fisioterapia apresentam resultados eficazes na melhora dos sintomas da paralisia de Bell, os exercícios faciais são particularmente eficazes no aumento da força muscular e na melhora da função facial e a estimulação elétrica também é útil para reduzir a dor e aumentar a função, portanto, seria valioso incluir estes métodos de reabilitação em pacientes com paralisia facial de Bell.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Modalidades de Fisioterapia. Paralisia de Bell.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

LUCAS DOMINGOS DOS SANTOS, ALICE DA SILVA, MONIQUE VESCOVI VIEIRA, LAURA APPEL BEVILAQUA, GRACIELA FREITAS ZARBATO