Dados do Trabalho


Título do trabalho

PROGRAMAS DE EDUCAÇAO EM NEUROCIENCIA DA DOR: UMA METASSINTESE DA PERCEPÇAO DE PACIENTES COM DOR MUSCULO ESQUELETICA CRONICA

Introdução

A Educação em Neurociência da Dor (END) foi proposta como uma estratégia fisioterapêutica no início dos anos 2000 para facilitar o entendimento da dor crônica como uma sinalização de proteção do corpo e não necessariamente de dano tecidual. Um dos objetivos é ensinar aos pacientes que o processamento da dor musculoesquelética crônica (DMC) está relacionada a ativação de várias áreas do sistema nervoso central, incluindo regiões sensoriais, límbicas e associativas.

Objetivo

O objetivo deste estudo é analisar, por meio de uma metassíntese, como pacientes com dor musculoesquelética crônica têm percebido programas de END em serviços de Fisioterapia.

Metologia

Este estudo é uma revisão sistemática de estudos qualitativos, conhecida como metassíntese. A busca foi realizada em junho de 2022, nas bases de dados PubMed, EMBASE, MEDLINE, Scopus, Web of Science, PsycINFO e BVS. Os critérios de inclusão foram utilização de metodologia qualitativa e abordagem da percepção de pacientes com DMC sobre a END. Os sete artigos selecionados foram analisados com base no método de Braun e Clarke e a qualidade metodológica foi avaliada pelo CAPS.

Resultados

Os resultados indicam respostas heterogêneas de um mesmo programa de END, principalmente no que se refere a compreensão de uma falta de relação entre dor e lesão tecidual. Programas longos e que associam a END a exercícios, apontam uma maior redução do quadro de dor quando comparada a programas breves e restritos a explicações teóricas. Os benefícios observados foram a redução do medo do movimento e a adoção de estratégias para lidar com pensamentos e comportamentos desfavoráveis.

Discussão

Os resultados desta revisão apontam que programas breves com palestras informativas parecem não ser suficientes para a reconceituação da dor. Pacientes precisam que programas de END escutem suas histórias e vinculem explicações as suas experiências pessoais, assim como explorem as noções de neurociência durante a execução de movimentos e exercícios para que eles possam incorporar e sedimentar novos entendimentos e reduzir o medo do movimento.

Conclusão

A percepção dos participantes sobre a END foi influenciada pelas intervenções, sendo mais positivas quando desenvolvidas em um tempo prolongado, em grupo e associadas a exercícios. Os participantes demonstraram preferência por estratégias pedagógicas que utilizavam exemplos e explicações relacionadas às suas experiências. A redução do medo do movimento foi o benefício clínico mais citado nos estudos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Dor Crônica, Dor Musculoesquelética, Educação em saúde, Neurociência.

Área

Revisão sistemática e metanálise

Instituições

UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ROBERTA SIMOES DOS SANTOS, Mariana Moreino de Araújo, Sofia Paiva Sventnickas, Ana Caroline Bertini, Adriane Vieira