Dados do Trabalho


Título do trabalho

DESAFIOS DA MELHORA DO EQUILÍBRIO EM PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA: RELATO DE CASO.

Introdução

A Esclerose Múltipla(EM) é uma patologia rara, crônica, autoimune e desmielinizante que tem como características a inflamação seguida de um processo degenerativo que compromete a bainha de mielina e os neurônios da substância branca e cinzenta do sistema nervoso central. Dentro dos diversos sinais e sintomas da EM observa-se a fraqueza dos membros, parestesia, afasia, fadiga, diplopia, instabilidade postural e a dificuldade para a realização da marcha.

Objetivo

Verificar a influência da fisioterapia sobre o equilíbrio do paciente de esclerose múltipla.

Metologia

Paciente H.N, 37 anos, com diagnóstico clínico descoberto em janeiro de 2020 com acometimento em equilíbrio, afasia, lentidão nos movimentos e cansaço em atividades leves. Foram realizadas 4 sessões com duração de 50 min cujo protocolo se baseou no Conceito Neuroevolutivo Bobath e cinesioterapia para o equilíbrio sendo avaliado pelos testes funcionais no início e no término dos seus atendimentos, TIME GET UP AND GO TEST (TUGT) e ROMBERG, além do feedback do paciente quanto ao seu desempenho em cada sessão.

Resultados

No seu primeiro atendimento foi observado regressão nos valores dos testes funcionais aplicados sendo a diferença de 8,02 segundos no ROMBERG e 3,47 segundos no TUGT, já no início do segundo atendimento houve evolução expressiva saindo de 29,19s no teste de ROMBERG para 1.10 min que continuou em evolução finalizando em 1.16 segundos. No TUGT o paciente apresentou resultado no primeiro atendimento de 19,94 segundos e finalizou o quarto atendimento com 15,15 segundos.

Discussão

Sabe-se que a terapia empregada na patologia se mostrou eficaz dentro das 4 sessões e confirmada pelos indicadores utilizados, a EM ainda precisa ser mais estudada e seus resultados difundidos para que as equipes estejam preparadas dentro de uma abordagem multiprofissional devido às diversas sintomatologias relatadas pelo paciente.

Conclusão

Conclui-se que o protocolo utilizado no atendimento do paciente com EM mostrou-se efetivo para a melhora do equilíbrio do mesmo, repercutindo positivamente na marcha e funcionalidade.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Crônica, Parestesia, Fadiga, Afasia.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

CESUPA - Pará - Brasil

Autores

CARLOS ALBERTO LIMA ACIOLI, Allan Mateus Da Silva Lima, Fernando Nemer Praia Furtado, Rafael Paiva Silva, Andrey Bruno cordeiro Freitas, Hélio Azevedo Resque, Larissa Salgado De Oliveira Rocha