Dados do Trabalho


Título do trabalho

Relação do IMC e sobrevivência de pacientes com Covid-19 grave que utilizaram a manobra prona: uma revisão sistemática

Introdução

Em 2020, a COVID-19 foi declarada emergência global em saúde pública. População obesa mostrou maior vulnerabilidade à forma mais grave da doença que é SDRA. O tratamento recomendado é a ventilação mecânica invasiva (VMI) em combinação com posição prona. A partir desses dados a pergunta problema feita pela estratégia PICO foi: Em pacientes com SDRA devido a COVID-19, intubados na UTI e sob VMI submetidos a posição prona obeso versus não obesos, têm diferentes níveis de mortalidade?

Objetivo

Analisar pacientes com SDRA devido à COVID-19, que foram submetidos à VMI e Posição Prona onde apresentam diferentes desfechos referentes à mortalidade quando analisados o Índice de Massa Corporal (IMC) dos mesmos.

Metologia

Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) nas bases de dados PubMed, Web Of Science e BVS. Usando os descritores: (Prone Position) AND (Invasive Mechanical Ventilation) AND (Intensive Care Unit OR Critical Care) AND (COVID- 19). O método PRISMA foi aplicado para seleção dos estudos realizada por 2 revisores. Inclusos artigos em de todos idiomas publicados entre 2020 e 2023. Utilizamos a ferramenta Cochrane para avaliar o risco de viés e escala PEDro pra qualidade metodológica.

Resultados

Dos 115 artigos encontrados, 32 foram selecionados para leitura crítica e após a avaliação realizada pelos dois revisores utilizando a plataforma RAYYAN apenas 13 foram inclusos na discussão deste estudo.

Discussão

Ao avaliar os estudos encontramos um paradoxo: pacientes obesos têm maior tempo de internação e VMI, mas menor mortalidade, ao contrário dos não obesos, com menor tempo de VMI e internação, mas maior mortalidade. Autores sugerem que obesos têm vantagem torácica na posição prona devido à redução das desvantagens mecânicas e anatômicas do decúbito ventral em relação ao dorsal.

Conclusão

A RSV examinou desfechos de pacientes com SDRA submetidos à VMI e posição prona. Resultados revelaram paradoxo: obesos têm maior tempo de internação e VMI, mas menor taxa de mortalidade que não obesos. Vantagem mecânica na posição prona pode explicar. Considerar IMC ao traçar estratégias terapêuticas para indivíduos obesos. Descobertas ressaltam necessidade de pesquisas e adaptações de protocolos pra tratar COVID-19 em diferentes populações, garantindo melhor resultado e cuidados direcionados.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Ventilação Mecânica Invasiva, Síndrome do Desconforto Respiratório, Posição Prona.

Área

Revisão sistemática e metanálise

Categoria

Fisioterapia Cardiopulmonar

Instituições

Universidade da Amazônia - Pará - Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

LETICIA PALMEIRAS VELASCO, Lohana Lislei Conceição Mendes, Állef Diego Bonfim de Andrade