Dados do Trabalho
Título do trabalho
A CRANIOPUNTURA CHINESA NA MELHORA DA HIPERTONIA E ESPASTICIDADE DE PACIENTE COM LESAO MEDULAR POR LINFOMA DE HODGKIN : UM RELATO DE CASO
Introdução
Introdução: Os linfomas são neoplasias do sistema linfático que atingem os linfócitos e desenvolvem massas tumorais. O envolvimento neurológico por compressão medular na doença de Hodgkin é raro, com manifestações de paraplegia e distúrbios esfincterianos. A craniopuntura é uma técnica complementar da Medicina Tradicional Chinesa, que estimula pontos específicos no couro cabeludo com a inserção de agulhas, e pela maior proximidade com o córtex cerebral gera benefícios no tratamento de sequelas neurológicas.
Objetivo
Objetivo: Relatar sobre a eficácia da cranioacupuntura na diminuição do tônus e espasmo muscular de membros inferiores, impactando na melhora do desempenho funcional do paciente.
Metologia
Metodologia: Trata-se de um relato de caso, do paciente J.P.M, 30 anos, sexo masculino, com linfoma de hodgkin e lesão medular, em L1 e L2, por compressão tumoral, realizado na Clínica Escola de Fisioterapia do CESUPA em Belém-PA de setembro a novembro de 2022. Nas sessões, foi utilizada a técnica de cranioacupuntura chinesa com agulhas inseridas bilateralmente nas áreas motora e sensorial de MMII para diminuir tônus e espasmos, além de exercícios resistidos de tronco e membros inferiores, durante 50 minutos.
Resultados
Resultados: Durante a sessão o mesmo não apresentou espasmos, quantificado através de filmagens das execuções dos exercícios, os quais anteriormente eram interrompidos pelos espasmos, o que não ocorreu no presente atendimento, sendo possível manter o paciente em ortostatismo por mais de 10 segundos na barra paralela, além da execução de treino de marcha e sentar e levantar.
Discussão
Discussão: Foi observada melhora significativa no controle postural devido ao controle do tônus e espasmos proporcionado pelo uso da técnica de cranioacupuntura, com os mesmos controlados foi possível desenvolver melhor as atividades durante todo o atendimento, o que anteriormente não era possível devido a interrupção dos exercícios pelos espasmos.
Conclusão
Conclusão: Assim, conclui-se que o uso da craniopuntura chinesa nos pontos de MMII nas áreas motora e sensorial, aplicados bilateralmente, foi eficaz na melhora da diminuição do tônus e espasmo muscular de membros inferiores do paciente com lesão medular por linfoma de hodgkin, impactando diretamente no melhor desempenho do controle postural do mesmo, salientando a importância de mais estudos e pesquisas acerca do uso desta técnica nos atendimentos fisioterapêuticos.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Palavras-chave: Craniopuntura, controle postural, hipertonia muscular, espasmos em canivete
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA - Pará - Brasil
Autores
ISIS PINHEIRO DAMASCENO, Estefani Rani de Almeida Rodrigues, Larissa Salgado de Oliveira Rocha, Marineuza Jardim Azevedo