Dados do Trabalho
Título do trabalho
APLICABILIDADE DE UM CHECKLIST DA CLASSIFICAÇAO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAUDE (CIF) EM MULHERES COM FIBROMIALGIA
Introdução
A Classificação de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é uma ferramenta que classifica as condições de saúde de forma multidimensional e integrada, englobando estruturas do corpo, funções do corpo, atividades e participações e fatores de contexto ambientais e pessoais. A fibromialgia (FM) é uma síndrome reumática complexa que envolve sintomas físicos e psicológicos, estando associada à multimorbidade, o que torna necessário analisar como esses interferem na funcionalidade do indivíduo.
Objetivo
Avaliar a utilização da CIF em pacientes com fibromialgia.
Metologia
Estudo transversal, descritivo, não probabilístico e de abordagem quantitativa aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Integração do Sertão-FIS, sob o parecer nº 5.275.775. Avaliou mulheres acima de 20 anos com diagnóstico clínico de fibromialgia por um período mínimo de 1 ano. Ocorreu no município de Serra Talhada-PE entre março a junho de 2022. Para avaliação foi utilizado um questionário sociodemográfico, questionário de pesquisa em Fibromialgia (FSQ) e Chicklist da CIF.
Resultados
A amostra final foi composta por 36 voluntárias com média de idade de 50,5 anos, casadas, maioria sendo dona de casa e com diagnóstico clínico a mais de cinco anos. No FSQ a maioria das participantes apresentou dor em todas as regiões citadas no questionário. A CIF avaliou o grau de comprometimento da amostra, na qual o código que apresentou maior média de deficiência foi o d4151 (permanecer agachado), com média 3,56, qualificando-o como deficiência completa.
Discussão
No presente estudo, foi possível observar que, em geral, houve uma deficiência completa em manter-se agachado (d4151), e isso pode estar diretamente ligado ao fato de que 88,9% (N=32) da amostra apresentaram alguma doença óssea ou reumática. No estudo de Machado (2019), que associou os instrumentos utilizados para avaliação dos pacientes com osteoartrite de joelho aos componentes da CIF, obteve como resultado maior relação com informações sobre a mobilidade da estrutura, afetando diretamente o componente de Atividade e Participação como, por exemplo, manter-se agachado.
Conclusão
A CIF possui ferramentas necessárias para que o profissional de fisioterapia possa definir e identificar componentes da saúde, bem como os aspectos da incapacidade ou funcionalidade presentes na FM.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
CIF. Fibromialgia. Fisioterapia.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia em Reumatologia
Instituições
Faculdade de Integração do Sertão - Pernambuco - Brasil
Autores
CARLA VANESSA DOS SANTOS CRUZ, DAYANE FEITOZA RUFINO, TÁCIA GABRIELA VILAR DOS SANTOS ANDRADE, NYLENE MARIA DA SILVA RODRIGUES, CLEYTON ANDERSON LEITE FEITOSA