Dados do Trabalho


Título do trabalho

OLEO OZONIZADO TOPICO VERSUS GEL HIALURONICO PARA O TRATAMENTO DE QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU DE ESPESSURA PARCIAL A TOTAL.

Introdução

Vários estudos demonstraram que o óleo ozonizado é eficaz na cicatrização de feridas cutâneas.

Objetivo

Estudo in vivo para avaliar o efeito clínico da aplicação tópica de óleo ozonizado por 12 semanas em queimaduras cutâneas de segundo grau.

Metologia

Método: um ensaio clínico prospectivo, comparativo, simples-cego, não randomizado e controlado. Um total de 30 pacientes com queimaduras cutâneas de segundo grau na fase de reepitelização foram incluídos neste estudo. Cada queimadura de pele foi subdividida em duas partes simétricas. Uma parte foi tratada com aplicação oclusiva de óleo ozonizado; a parte contralateral da lesão foi tratada com aplicação tópica de gel de ácido hialurônico, uma vez ao dia por 12 semanas. Uma avaliação clínica e uma videocapilaroscopia intra-vital foram realizadas em todos os pacientes no início do estudo, 6 e 12 semanas depois.

Resultados

Todas as lesões tratadas melhoraram independentemente do tratamento utilizado. O óleo ozonizado foi tão eficaz quanto o ácido hialurônico na melhora do eritema, tensão, coceira e sensação de queimação relatados pelos pacientes, e não exerce efeito antiangiogênico específico em comparação ao ácido hialurônico. No entanto, parece mais eficaz do que o ácido hialurônico na redução da hiperpigmentação pós-lesional

Discussão

O tratamento das queimaduras de pele representa muitas vezes um difícil desafio terapêutico para os médicos: um tratamento bem-sucedido deve levar à recuperação da função fisiológica, alívio dos sintomas e, por último, mas não menos importante, melhora estética das lesões de pele.

A sequência exata da cicatrização de feridas é complexa; começa com a transformação baseada em fator de sinalização induzida por ferimento de queratinócitos estacionários em células capazes de replicação e migração. Após a transformação, essas células expressam um hospedeiro

Conclusão

O óleo ozonizado, aplicado topicamente por 12 semanas, parece ser tão eficaz quanto o ácido hialurônico na redução dos sintomas relacionados às queimaduras cutâneas, mas pode ser mais eficaz na prevenção da hiperpigmentação pós-lesional.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Queimadura; Ácido hialurônico; Óleo ozonizado

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UNIESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

PAULA RUBIN DE BRAZIL