Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DE DOR E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM CANCER DE MAMA PRE E POS RADIOTERAPIA.

Introdução

A radioterapia (RT) é uma das formas de tratamento para o câncer de mama que visa inibir a reprodução das células cancerígenas, induzindo a morte celular programada. No entanto, tal radiação pode atingir os tecidos saudáveis, ocasionando alguns efeitos adversos, como a radiodermite que pode variar de eritema a descamação, ulceração e necrose, além de dor e desconforto, podendo interferir na qualidade de vida (QV), e em casos mais graves, pode limitar ou até interromper o tratamento oncológico.

Objetivo

Avaliar a dor e a qualidade de vida em pacientes com diagnóstico de câncer de mama com indicação para radioterapia no período de pré e pós-tratamento.

Metologia

Série de casos com 3 pacientes com diagnóstico de carcinoma ductal invasivo e indicação de radioterapia. As pacientes possuem 40, 46 e 60 anos de idade e realizaram cirurgia de mastectomia ou setorectomia. Para avaliação, foram usados os questionários: SF-36 para QV e McGill para dor. O projeto foi aprovado pelo Comitê Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria sob nº 4.878.739.

Resultados

A paciente 1 teve piora considerável no item "limitação por aspectos físicos" enquanto as pacientes 2 e 3 mantiveram seus escores pré e pós RT. No domínio "estado geral de saúde", houve variação inferior para a paciente 1, superior para a 2, e a paciente 3 manteve o escore. Ainda, foi observada uma piora no item “aspectos emocionais” para duas pacientes. Nos demais domínios avaliados, não foram verificadas alterações significativas. A paciente 3 apresentou aumento da percepção da dor pós RT.

Discussão

Níveis mais altos de dor e limitação física devido às lesões são descritas como as causas mais significativas de comprometimento da QV em pacientes com radiodermite. Ainda, o comprometimento emocional pode interferir nas atividades sociais e de vida diária, afetando o bem-estar. Diante do exposto, identifica-se a necessidade de condutas que visam minimizar as limitações impostas pelos efeitos adversos da RT.

Conclusão

Considerando os efeitos adversos da radioterapia e o seu impacto na dor e qualidade de vida do paciente em tratamento oncológico, observa-se grande relevância de estudos que avaliem tais questões, a fim de guiar processo de reabilitação e o planejamento das condutas fisioterapêuticas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Câncer de mama; Radiodermatite; Neoplasias.

Área

Série de casos

Categoria

Fisioterapia em Oncologia

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LUANE MOREIRA DA SILVA, Júlia Bianchin Piussi, Fábio Dotto Machado, Jhulie Anne Kemmerich, Hedioneia Maria Foletto Pivetta