Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFICIENCIA DA APLICAÇAO DE PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP) NA REGENERAÇAO DE TENDINOPATIA: UM ESTUDO DE REVISAO SISTEMATICA.
Introdução
O tendão é um tecido fundamental para proporcionar movimentos de alavancas nas articulações, absorver impactos e estabilizar a articulação e, devido à alta exigência, torna-se suscetível a lesões por uso excessivo, denominadas de tendinopatias. Nesse contexto, faz-se necessário compreender a eficiência de intervenções direcionadas a regeneração desse tecido, como a infiltração de plasma rico em plaquetas.
Objetivo
O presente estudo teve como objetivo revisar a literatura de forma sistemática em busca de elucidar os métodos de preparo de plasma rico em plaquetas e a eficácia destes na regeneração das tendinopatias.
Metologia
Para a realização deste estudo foi feita uma revisão sistemática da literatura, utilizando como base o Preferred Reporting Items for Systematic review and Meta-Analysis, e adotando os seguintes descritores da Medical Subject Headings, em língua inglesa: platelet-rich plasma (plasma rico em plaquetas), physiotherapy (fisioterapia), tendinopathy (tendinopatia) e tendon injury (lesões no tendão), na base de dados eletrônica PubMed.
Resultados
Neste estudo foram selecionados 4 artigos, os quais 3 apresentaram eficácia significativa na melhora da função e do quadro álgico no membro lesionado após a aplicação de PRP (GAUTAM, et al, 2015; CAI, et al, 2019; KAMBLE, et al, 2022), contudo, o estudo de Keene et al, (2019), não detectou melhora significativa com o uso do PRP em relação ao placebo, considerando que a aplicação de PRP neste estudo foi guiada apenas pela palpação do médico.
Discussão
Nos estudos de Gautam et Al, (2015), Cai et Al, (2019) e Kamble et Al, (2022) foi utilizado aplicação guiada por US, demonstrando resultados mais positivos em comparação ao estudo de Keene et Al, (2019), que utilizou a aplicação guiada pela palpação do médico. Quanto ao método de preparo, a dupla centrifugação demonstrada nos estudos de Cai et Al, (2019) e Kamble et Al, (2022), também foi associada a maiores benefícios em comparação a uma única centrifugação do estudo de Keene et Al, (2019).
Conclusão
Os estudos demonstraram, em sua maioria, eficácia da utilização de PRP na regeneração de tendinopatias. O método de preparo envolvendo dupla centrifugação e aplicação guiada por US, apresenta resultados mais positivos em comparação a técnica de preparo envolvendo apenas uma centrifugação e aplicação guiada por palpação do médico. Mais estudos são necessários para verificar a possível interveniência da temperatura no preparo, ativação do PRP e tempo de acometimento da lesão.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Regeneração, fisioterapia, plasma rico em plaquetas, infiltração, tendinopatias.
Área
Revisão sistemática e metanálise
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
Univel - Paraná - Brasil
Autores
GABRIELA VITORIA DELLA PASQUA, Mário Carlos Welin Balvedi