Dados do Trabalho


Título do trabalho

Correlação da capacidade funcional avaliada por testes físicos com a medida por questionários genéricos em pacientes internados com doença cardíaca

Introdução

A limitação da capacidade funcional (CF) é uma importante característica clínica de pacientes com doença cardíaca, podendo ser utilizada como preditora de mortalidade. A CF pode ser avaliada por meio de testes de exercício e questionários. No ambiente hospitalar, o Timed Up and Go Test (TUG) e o teste de sentar e levantar (TSL) são utilizados como alternativa ao teste de caminhada de 6 minutos, pois este apresenta algumas limitações para sua execução nesse ambiente. A CF autorrelatada por meio de questionários também vem se mostrando importante na avaliação desses indivíduos.

Objetivo

Avaliar a aplicabilidade de testes de exercícios clínicos e questionários genéricos de medida da funcionalidade para mensurar a capacidade funcional de pacientes internados com doença cardíaca; Analisar se a capacidade funcional autorrelatada em questionários se correlaciona com a capacidade funcional do paciente medida por testes de exercício clínico.

Metologia

Estudo transversal prospectivo, realizado com pacientes internados com diagnóstico de doença cardíaca na enfermaria cardiológica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Os participantes foram submetidos a avaliação clínica, realizaram o TSL de 30 segundos, o TUG e responderam dois questionários de atividades de vida diária, o Índice de Barthel (IB) e o Índice de Katz (IK).

Resultados

Foram avaliados 15 pacientes com idade média de 59,8±10,7 anos. A principal causa de internação desses pacientes foi IAM (86,7%), seguida por insuficiência cardíaca por estenose mitral (6,7%) e insuficiência mitral (6,7%). O IK apresentou correlação moderada com o tempo do TUG (r=0,66, p=0,01) e forte com o número de repetições no TSL (r=-0,77, p=0,002). O IB mostrou correlação moderada com o tempo do TUG (r=-0,61, p=0,016) e com o as repetições no TSL (r=0,61, p=0,016). Houve correlação muito forte entre os escores dos questionários (r=-0,92, p<0,0001) e forte entre o desempenho nos dois testes de exercício (r=-0,79, p=0,0004). Os testes foram bem tolerados pelos pacientes.

Discussão

TUG e TSL mostraram ser seguros para avaliar CF em cardiopatas internados e, na impossibilidade de sua realização, questionários são uma alternativa. A CF avaliada pelos testes físicos apresentou correlação moderada a forte com a CF autorrelatada. IK e IB apresentaram forte correlação entre eles, sugerindo resultados semelhantes quanto a capacidade de avaliar a funcionalidade. O desempenho no TSL refletiu melhor a correlação com a funcionalidade percebida pelo paciente, através do escore do IK.

Conclusão

TSL e TUG são testes fáceis, práticos e seguros para aplicação em pacientes cardiopatas no ambiente hospitalar. A CF avaliada por estes testes mostrou correlação moderada a forte com a medida por questionários. O desempenho no TSL parece refletir melhor a percepção de funcionalidade autorelatada. Os resultados deste estudo indicam a necessidade de pesquisas mais robustas utilizando as respectivas ferramentas nesse público específico, avaliando melhor a utilidade das mesmas na prática clínica.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Avaliação em saúde; hospitalização; doenças cardiovasculares; capacidade funcional; testes funcionais.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

PERSIDA GOMES DE SOUZA ROCHA, Polyagna Ferreira de Carvalho, Thereza Christina de Souza Pinto Guedes, Ivan Daniel Bezerra Nogueira, Joceline Cássia Ferezini de Sá, Gérson Fonseca de Souza