Dados do Trabalho
Título do trabalho
A eficácia da utilização da realidade virtual no aprendizado motor de pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD): Uma Revisão Sistemática
Introdução
A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma condição genética rara, com mutações no gene DMD, afetando o sexo masculino. Caracteriza-se pela degeneração progressiva e irreversível dos músculos esqueléticos. O aprendizado motor é a capacidade do sistema nervoso de adquirir e melhorar habilidades motoras pela prática. A realidade virtual permite a criação de um ambiente simulado e interativo, podendo ser uma abordagem terapêutica para aprimorar o aprendizado motor e recuperar capacidades físicas.
Objetivo
Realizar uma revisão sistemática sobre a eficácia da realidade virtual no aprendizado motor de pacientes com DMD.
Metologia
Uma revisão sistemática da literatura foi realizada usando as bases de dados PubMed, Medline e Physiotherapy Evidence Database (PEDro), seguindo as diretrizes do PRISMA. Os descritores utilizados na busca foram “virtual Reality”, “Motor Learning” e “Duchenne Muscular Dystrophy”. Apenas ensaios clínicos publicados em inglês ou português, no período de 2000-2023 foram incluídos nesta revisão sistemática. Os critérios de exclusão foram artigos duplicados e que não abordassem a temática em questão.
Resultados
Havia 11 artigos nas bases de dados, dos quais 4 artigos estavam duplicados, 1 era revisão sistemática e 1 não era sobre o tema em questão. Por fim, apenas 4 artigos foram selecionados para esta revisão. As medidas de resultado nos artigos selecionados foram: desempenho motor, velocidade de movimento da destreza manual, força de membros superiores e transferência de aprendizagem entre ambientes.
Discussão
Nos estudos analisados foram usados diferentes interfaces de realidade virtual como: Kinect, Touch Screen e Leap Motion, onde foram avaliados desempenho motor, velocidade de movimento, força de membros superiores durante a realização da tarefa-alvo. Esses estudos demonstraram que os participantes melhoraram seu desempenho nessas tarefas, indicando que pessoas com DMD possuem capacidade de aprendizado e transferência de desempenho de ambientes virtuais para o ambiente real.
Conclusão
Portanto, após serem analisados os estudos, evidenciou-se que o uso da Realidade Virtual apesar de pouco explorada na reabilitação de pacientes com DMD, pode trazer melhoras significativas na capacidade motora, melhorias na qualidade e organização do movimento. Como resultado, tendo um efeito positivo na vida dessas pessoas, incentivando maior participação nos programas de reabilitação e autonomia.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
“Virtual Reality”, “Motor Learning”, “Duchenne Muscular Dystrophy”.
Área
Revisão sistemática e metanálise
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
Universidade da Amazônia - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil
Autores
LETICIA PALMEIRAS VELASCO, Lohana Lislei Conceição Mendes, Jaqueline Vitória Monteiro Silva, Allayna Bianca Costa Martins, Karen Adriana Pastana Marques