Dados do Trabalho


Título do trabalho

FATORES RELACIONADOS AO DESEMPENHO NO GLITTRE - ADL TEST EM INDIVIDUOS COM DOENÇA RENAL CRONICA EM HEMODIALISE

Introdução

Indivíduos com Doença Renal Crônica (DRC) dialítica apresentam alterações da estrutura e função muscular, com consequente comprometimento funcional. O Glittre ADL test é um teste validado e destinado a avaliação funcional dessa população, na qual atividades cotidianas, tais como se sentar e levantar, caminhar e carregar objetos são simuladas. Entretanto, os fatores relacionados ao desempenho no teste nesta população, não são conhecidos.

Objetivo

Avaliar os fatores correlacionados ao desempenho no Glittre ADL test em indivíduos com DRC submetidos à hemodiálise.

Metologia

Trata-se de um estudo transversal analítico, onde pessoas em hemodiálise há mais de três meses foram avaliadas quanto a força de preensão palmar, força muscular inspiratória, força dos membros inferiores, velocidade da marcha e Glittre ADL test. As correlações foram avaliadas pelos coeficientes de Pearson ou Spearman, conforme apropriado.

Resultados

Foram avaliados 91 participantes, em sua maioria homens (58,2%) e com média de idade de 52,4 anos. Foi observada correlação significativa com idade (r=0,595), estatura (r=-0,317), força muscular inspiratória (r=-0,437) e força de preensão palmar (r=-0,551). Entretanto, correlações mais fortes foram encontradas entre o Glittre ADL, força de membros inferiores e a velocidade de marcha (r=-0,634 e 0,658, respectivamente).

Discussão

O Glittre ADL test é de esforço moderado, associado a parâmetros funcionais, onde foi possivél observar que seu desempenho em pessoas em hemodiálise é influenciado pelo fator idade e estatura, assim como pela capacidade física, especialmente pela capacidade funcional dos membros inferiores.

Conclusão

Desta forma podemos dizer que o Glittre ADL test é ferramenta útil na prática clínica para avaliação funcional de pessoas em hemodiálise, podendo agregar informações importantes do ponto de vista funcional, principalmente em relação aos membros inferiores.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Doença renal crônica; Hemodiálise; Capacidade Funcional;

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANA CAIANE ROCHA DA SILVA, Carla Nayane Rodrigues Correa, Vanessa Gomes Brandão Rodrigues, Maria Cecília Sales Mendes Prates, Henrique Silveira Costa, Ana Cristina Rodrigues Lacerda, Pedro Henrique Scheidt Figueiredo