Dados do Trabalho
Título do trabalho
NOVO PAPEL DOCENTE: USO DO CHATGPT4 NA AUTOMAÇAO DO PLANO DE ENSINO NA FORMAÇAO DE COMPETENCIAS, EM CURSOS DA SAUDE
Introdução
Um dos principais serviços educacionais impactados com a chegada da Inteligência Artificial (IA) está nos processos e procedimentos de planejamento e execução de experiências aprendizagem na formação das competências previstas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e dentro de padrões de excelência estabelecidos no IACG. DCN de um curso é o documento legal que rege as exigências mínimas de formação de um profissional, no ensino superior.
Objetivo
Discutir etapas, plugins e prompts educacionais no uso do ChatGPT4 para a automação do planejamento ensino-aprendizagem na formação da competência geral de comunicação, obrigatória em cursos da saúde.
Metologia
Relato de caso descritivo experimental mediado pela tecnologia ChatGPT4, que combinou plugins e prompts educacionais de forma otimizada. O uso da IA seguiu pressupostos do roteiro Prompt-EDU para ajustes finos e processamento de linguagem na execução de tarefas educacionais complexas. Alguns pontos do planejamento feito pela IA foram reajustados e o plano final de experiências de aprender integrou de forma criativa: conteúdos curriculares, soft skills e habilidades no mundo do trabalho.
Resultados
Após processar habilidades do mundo do trabalho com o plugin LinkReader, diretamente no website do Fórum Econômico Mundial, prompts educacionais guiaram a IA para cruzar as habilidades com soft skills envolvidas na comunicação em saúde. Esse resultado foi submetido ao plugin MentaMentor e gerou um programa educacional, igualmente avaliado por automação de rotina de prompts. Um contra teste foi aplicado como controle docente na supervisão de generalização de linguagem e precisão pelo ChatGPT4.
Discussão
Manter-se alinhado entre demandas das DCN e do mundo do trabalho não é mais uma tarefa que consome horas da produção docente. A IA faz isso de forma precisa em minutos quando possui ajustes finos e processamento de linguagem treinados. Essa otimização redireciona tempo útil para tarefas genuinamente humanas e insubstituíveis pela IA, como ajustar as melhores experiências para formar perfis de egressos alinhados ao exercício profissional em um mundo de evolução tecnológica em ritmo exponencial.
Conclusão
O uso da IA na otimização da produção docente redimensionou a distribuição do tempo docente e pode elevar a qualidade didática, mas requer habilidades sobre a engenharia de prompt na aplicação da IA para as ciências da aprendizagem. Estratégias metacognitivas, inseridas como personalização de experiências de aprender, são decisões humanas insubstituíveis para integrar uma formação de egressos do ensino superior aptos a atuar em um mundo do trabalho também mediado por IA.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
ChatGPT, competências, comunicação em saúde, docência, ensino-aprendizagem, DCN, estratégias, empatia, MEC
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Educação em Fisioterapia
Instituições
UFPR - Paraná - Brasil
Autores
DENISE DA VINHA RICIERI