Dados do Trabalho


Título do trabalho

NOVO PAPEL DOCENTE: USO DO CHATGPT4 NA AUTOMAÇAO DO PLANO DE ENSINO NA FORMAÇAO DE COMPETENCIAS, EM CURSOS DA SAUDE

Introdução

Um dos principais serviços educacionais impactados com a chegada da Inteligência Artificial (IA) está nos processos e procedimentos de planejamento e execução de experiências aprendizagem na formação das competências previstas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e dentro de padrões de excelência estabelecidos no IACG. DCN de um curso é o documento legal que rege as exigências mínimas de formação de um profissional, no ensino superior.

Objetivo

Discutir etapas, plugins e prompts educacionais no uso do ChatGPT4 para a automação do planejamento ensino-aprendizagem na formação da competência geral de comunicação, obrigatória em cursos da saúde.

Metologia

Relato de caso descritivo experimental mediado pela tecnologia ChatGPT4, que combinou plugins e prompts educacionais de forma otimizada. O uso da IA seguiu pressupostos do roteiro Prompt-EDU para ajustes finos e processamento de linguagem na execução de tarefas educacionais complexas. Alguns pontos do planejamento feito pela IA foram reajustados e o plano final de experiências de aprender integrou de forma criativa: conteúdos curriculares, soft skills e habilidades no mundo do trabalho.

Resultados

Após processar habilidades do mundo do trabalho com o plugin LinkReader, diretamente no website do Fórum Econômico Mundial, prompts educacionais guiaram a IA para cruzar as habilidades com soft skills envolvidas na comunicação em saúde. Esse resultado foi submetido ao plugin MentaMentor e gerou um programa educacional, igualmente avaliado por automação de rotina de prompts. Um contra teste foi aplicado como controle docente na supervisão de generalização de linguagem e precisão pelo ChatGPT4.

Discussão

Manter-se alinhado entre demandas das DCN e do mundo do trabalho não é mais uma tarefa que consome horas da produção docente. A IA faz isso de forma precisa em minutos quando possui ajustes finos e processamento de linguagem treinados. Essa otimização redireciona tempo útil para tarefas genuinamente humanas e insubstituíveis pela IA, como ajustar as melhores experiências para formar perfis de egressos alinhados ao exercício profissional em um mundo de evolução tecnológica em ritmo exponencial.

Conclusão

O uso da IA na otimização da produção docente redimensionou a distribuição do tempo docente e pode elevar a qualidade didática, mas requer habilidades sobre a engenharia de prompt na aplicação da IA para as ciências da aprendizagem. Estratégias metacognitivas, inseridas como personalização de experiências de aprender, são decisões humanas insubstituíveis para integrar uma formação de egressos do ensino superior aptos a atuar em um mundo do trabalho também mediado por IA.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

ChatGPT, competências, comunicação em saúde, docência, ensino-aprendizagem, DCN, estratégias, empatia, MEC

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

UFPR - Paraná - Brasil

Autores

DENISE DA VINHA RICIERI