Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DA FOTOBIOMODULAÇAO NA DOR E CICATRIZAÇAO NA EPISIOTOMIA: UMA REVISAO SISTEMATICA COM METANALISE.

Introdução

Episiotomia é definida como a perda da integridade perineal na região genital por trauma seguido por lesões cirúrgicas. A dor perineal emerge como o agravo clinicamente mais relevante, sendo relatada por mais de 90% das mulheres no pós-parto imediato, independentemente da gravidade da lesão. A fotobiomodulação tem sido sugerida como uma intervenção promissora não invasiva, de fácil implementação e baixo custo para o tratamento de traumas perineais.

Objetivo

Examinar os efeitos da fotobiomodulação na melhora da dor e cicatrização em puérperas com episiotomia.

Metologia

Uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados foi realizada. As buscas foram realizadas em cinco bancos de dados médicos (MEDLINE, EMBASE, Cochrane, CINAHL e PEDro). O risco de viés foi avaliado usando a escala PEDro, e o sistema GRADE foi usado para resumir a qualidade da evidência. A intervenção experimental foi fotobiomodulação aplicada na episiotomia, em comparação com nenhuma intervenção.

Resultados

3 ensaios clínicos com 220 participantes, foram incluídos. Esses apresentaram pontuação média PEDro 8/10. Evidências de qualidade moderada sugeriram que a fotobiomodulação reduziu a intensidade da dor em -0,5 pontos de acordo com a Escala Visual Analógica; mas, essa estimativa foi imprecisa (IC 95% - 1 a 0,2). Evidências de qualidade moderada indicaram que a fotobiomodulação produziu benefícios insignificantes ou inexistentes na cicatrização perineal (MD 0 pontos; IC 95% -0,6 a 0,6, I2 = 0%).

Discussão

Esta revisão fornece evidências de qualidade moderada de que a fotobiomodulação na lesão por episiotomia pode reduzir a intensidade da dor, sem produz benefícios na cicatrização do trauma. Os benefícios foram obtidos usando altas doses de energia, sugerindo que os efeitos da intervenção podem ser aumentados se doses adequadas forem aplicadas. Ensaios maiores para examinar os efeitos de doses mais adequadas de energia na dor, cicatrização e participação social após trauma perineal são sugeridos.

Conclusão

Essa revisão sistemática sugere que a fotobiomodulação de baixa energia pode reduzir a intensidade da dor em mulheres com episiotomia. Mais estudos usando doses mais adequadas de energia são sugeridos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Dor, Episiotomia, Fotobiomodulação.

Área

Revisão sistemática e metanálise

Instituições

Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

MARIANA DE OLIVEIRA, Fernanda Mayrink Gonçalves Liberato, Karine Paula Capucho, Cíntia Helena Santuzzi, Néville Ferreira Fachini Oliveira