Dados do Trabalho


Título do trabalho

Uso da Ledterapia no tratamento de feridas cutâneas

Introdução

O termo ferida cutânea pode ser utilizado para descrever as consequências, de uma ação ocorrida contra o organismo, podendo ser de causa acidental ou até mesmo provocada como em caso de cirurgias, uma vez que interrompe a continuidade da pele, podendo atingir desde a primeira camada, a derme, como outras regiões mais profundas do corpo (SANTOS, 2018).

Objetivo

Analisar o uso da LEDterapia no tratamento de feridas cutâneas.

Metologia

Realizou-se a coleta de 23 publicações científicas. Foram excluídos aqueles estudos que apresentavam outras técnicas de terapia cutânea, utilizando-se 3 pesquisas para compor este estudo. Trata-se de uma revisão de literatura, com busca na base de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, através dos descritores: “LEDterapia”, “Ferida Cutânea”, “Tratamento”, com filtro cronológico a partir de 2020.

Resultados

O led atenua o processo inflamatório, acelera a cicatrização da lesão na pele, estimula a neovascularização e a produção de colágeno, segundo estudos publicados por (SANTOS, 2018). Outro fator é o comprimento de onda vermelha que amplia a atividade na cadeia de processos bioquímicos e fisiológicos, acelerando o processo de cicatrização das feridas cutâneas (FERREIRA,2021). Decerto o led através da penetração da Luz ajuda a desinflamar, regenar e cicatrizar, (SANTANA, 2021

Discussão

Para Dode (2021), o led é um semicondutor que converte corrente elétrica em feixe luminoso promovendo colágeno e produção de novos vasos sanguíneos na lesão. Já para Simões (2021), as variadas cores agem na melhora da ferida cutânea,a exemplo da azul que tem ação bactericida e hidratante,a vermelha efeito regenerador e anti-inflamatório, a amarela promove a elasticidade da pele; e a luz infravermelha atinge camadas profundas da pele, potencializando o efeito das outras cores.

Conclusão

A Ledterapia tem efeitos altamente positivos no processo de cicatrização de feridas cutâneas, realizando a estimulação direta intracelular, provocando o aumento da neovascularização, produção de colágeno, tendo ação anti-inflamatória e bactericida, o que favorece a regeneração celular.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

LEDterapia; Pele; Feridas; Cicatrização.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Dermatofuncional

Instituições

Instituto Esperança de Ensino Superior -IESPES - Pará - Brasil

Autores

MONICA DA SILVA PINHEIRO PINHO, Áurea Livia Silva Vasconcelos, Hudson Dias de Oliveira, Alcivan Andrade Barbosa, José Alexandre da Silva Junior