Dados do Trabalho
Título do trabalho
UTILIZAÇAO DA ESTIMULAÇAO LUDICA PARA DESENVOLVIMENTO PSICOMOTRIZ DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO DE CASO
Introdução
Observa-se uma curva crescente no número de casos de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas últimas décadas, expressando a efetiva necessidade de desenvolver e aprimorar sistemas técnicos de trabalho que culminem com a estimulação psicomotora, visando o desenvolvimento nas mais diversas dimensões. Sabe-se que a estimulação lúdica atrai a atenção e desperta a curiosidade, o que a torna uma importante aliada no desenvolvimento das dimensões que contemplam o contexto do TEA.
Objetivo
Analisar o impacto da prática da estimulação lúdica em aluno com TEA de um serviço de psicomotricidade da cidade de Bagé-RS em relação ao desenvolvimento psicomotor. Traçar um perfil global de desenvolvimento relacionado à estimulação proposta pelas atividades empregadas, identificando se através das atividades de ocorreram mudanças no desenvolvimento neuropsicomotor.
Metologia
Estudo observacional, exploratório e descritivo realizado num espaço de psicomotricidade em Bagé-RS pela aplicação da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) 3 meses após a aplicação da mesma escala pelos profissionais do local a um aluno com diagnóstico de TEA com 5 anos de idade. O responsável assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob número de CAAE: 68412623.3.0000.5340 e parecer 6.035.847 em maio de 2023.
Resultados
Em comparação com a primeira aplicação da EDM, o aluno teve uma expressiva evolução quanto à idade motora geral tendo acréscimo de 28 meses em 90 dias de realização das atividades propostas pelo espaço de psicomotricidade. Em relação ao quociente motor geral, na segunda aplicação apresentou resultado de 80,6, bastante superior à primeira observação que foi de 37,9. Na primeira aplicação apresentou 36 meses de idade inferior à cronológica, já na segunda observação essa dimensão reduziu para 12 meses.
Discussão
Os resultados denotam que as atividades lúdicas praticadas foram efetivas ao que se propunham, promovendo desenvolvimento motor satisfatório nas dimensões avaliadas. Cunha et al. (2020) relatam a importância do estímulo da percepção corporal e a relação corpo-mente na evolução das habilidades motoras. Alves, Santos e Castro (2022) salientam a importância das intervenções precoces, já Dias et al. (2020) relatam que a psicomotricidade contribui de forma positiva para o desenvolvimento global.
Conclusão
Com base no encontrado, evidencia-se a positiva influência das atividades propostas pelo espaço de psicomotricidade que utiliza atividades lúdicas como forma de promover desenvolvimento motor aos alunos. Assim sendo, encoraja-se a manutenção de tais atividades e a busca constante pelo aperfeiçoamento, pois cada indivíduo é uma dimensão global de suas concepções.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Psicomotricidade; Qualidade de vida; Desenvolvimento.
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
Centro Universitário da Região da Campanha - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
GUILHERME CASSAO MARQUES BRAGANÇA, Isabele Fuentes Barbosa, Camila Fagundes Machado, Guilherme Veloso Júnior, Thalia Ferreira Leal, Simone Rosa Da Silva