Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DE CRIANÇAS COM DIAGNOSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ATRAVES DA APLICAÇAO DA CHILDHOOD AUTISM RATING SCALE

Introdução

O número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem-se apresentado de forma crescente, o que denota a necessidade de uma equipe multidisciplinar apta para lidar com os desafios enfrentados. A importância de um diagnóstico adequado envolve todas as etapas do olhar clínico assim como a utilização de escalas objetivas pelos profissionais da equipe. A Childhood Autism Rating Scale (CARS) permite classificar a forma de autismo e a concluir o grau de apoio que cada criança necessita.

Objetivo

Avaliar o perfil de diferenciação do TEA e o grau de apoio ao desenvolvimento necessário para os participantes da pesquisa.

Metologia

Estudo observacional, exploratório e descritivo realizado em um espaço de psicomotricidade em Bagé-RS através de um levantamento dos alunos com diagnóstico de TEA e idade entre 2 e 6 anos. O responsável assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, posteriormente, ocorreu a aplicação da Childhood Autism Rating Scale (CARS). A presente pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob número de CAAE: 68412623.3.0000.5340 e parecer 6.035.847 em maio de 2023.

Resultados

Obteve-se 9 alunos com a faixa etária entre 2 e 6 anos que participaram do estudo, sendo que 3 dos participantes apresentam sintomas mínimos de TEA, 3 alunos classificaram-se em TEA leve a moderado e 3 alunos obtiveram a classificação TEA severo. Diante do exposto, observa-se que o grau de apoio necessário no cotidiano aumenta de acordo com às categorias, todavia, ainda é necessário considerar a situação individualizada diante da dimensão socio-bio-psico-estrutural de inserção deste indivíduo.

Discussão

Pela aplicação da referida escala foi possível observar os distintos domínios que traduzem o grau de apoio necessário a cada criança (Schmitz et al., 2015). A pontuação da escala permite classificar as gradações conforme comportamento individual (Pereira, Riesgo e Wagner, 2008), permitindo a elaboração de um plano de atendimento para essa criança com base em cada área avaliada (Braga et al., 2022).

Conclusão

Diante do exposto, foi possível concluir que houve equilíbrio de classificação entre as crianças participantes do estudo, sendo o grau de apoio distinto e dependente de cada dimensão individualizada que precisa, invariavelmente, ser avaliada em cada paciente e compreendida conforme sua relação momentânea do periambiente, visto que as variações comportamentais são observadas diariamente, sem previsões efetivas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Desenvolvimento motor; Grau de Apoio; Comportamento

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Centro Universitário da Região da Campanha - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

GUILHERME CASSAO MARQUES BRAGANÇA, Isabele Fuentes Barbosa, Laísa Oliveira De Borba, Guilherme Veloso Júnior, Thalia Ferreira Leal, Simone Rosa Da Silva