Dados do Trabalho
Título do trabalho
PAPEL DA FISIOTERAPIA NA SIMETRIZAÇAO DE MAMAS EM PACIENTE POS MASTECTOMIA E MAMOPLASTIA BILATERAL: RELATO DE CASO
Introdução
A reconstrução mamária pós-mastectomia tem um papel importante na autoimagem corporal de muitas mulheres, assim como na melhoria da qualidade de vida. Devido à extensão do tumor e ressecção das mamas, seguida de colocação de prótese imediata, podem ocorrer assimetrias, principalmente, no posicionamento da prótese. Nesse contexto, a fisioterapia pós reconstrução mamária se mostra essencial para otimizar os resultados da cirurgia, seja na simetrização ou na funcionalidade da paciente.
Objetivo
Descrever o papel da fisioterapia na simetrização mamária pós-mastectomia em paciente do sexo feminino.
Metologia
Relato de caso, pós-mastectomia radical bilateral e reconstrução imediata com prótese de silicone. Na avaliação observou-se redução da amplitude de movimento de ombro, leve edema, ressecamento e assimetria nas mamas. Protocolo: 10 sessões 2 vezes na semana, por 50 minutos. Técnicas: drenagem linfática manual, manobras de liberação de fibrose, bandagem elástica funcional, base (sem tensão) de 5cm, centro da fita com técnica papper off e âncora de 5cm, sem tensão, cobrindo toda a mama.
Resultados
Observou-se a harmonização do formato e posicionamento das mamas, atingindo o objetivo de melhorar o posicionamento da prótese mamária, além da funcionalidade e maior satisfação autorrelatada da paciente com a sua imagem corporal. Ademais, foi possível observar redução do edema e melhora da condição funcional do tecido mamário.
Discussão
A simetrização das mamas confere à mulher uma melhora na sua autoestima e autoconfiança. A fisioterapia desempenha um importante papel na prevenção de alterações pós-operatórias, favorecendo um melhor resultado estético e funcional.. Sabe-se, que a associação das terapêuticas têm um papel importante e apresentam melhores resultados. O uso da bandagem elástica funcional associada a outras condutas mostrou-se benéfica para a redução do edema e reposicionamento da prótese pós-mastectomia.
Conclusão
A fisioterapia proporcionou simetrização das mamas através da redução do edema, liberação de fibrose tecidual e reposicionamento da prótese. Como também, teve como papel fundamental contribuir para a melhora da autoimagem, funcionalidade e qualidade de vida da paciente pós mastectomia, com a realização da simetrização.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Oncologia; Câncer de mama; Mamoplastia; Mama.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia em Oncologia
Instituições
Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
BRUNA SCHAURICH MATIVI, Amanda dos Santos Candido, Cristina Lourdes Eick Eifert, Jhulie Anne Pinheiro Kemerich, Hedioneia Maria Foletto Pivetta