Dados do Trabalho
Título do trabalho
IMPACTO DA SIFILIS NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE UM BEBE: RELATO DE CASO
Introdução
A sífilis apresenta manifestações clínicas que podem provocar atraso e comprometimento no desenvolvimento infantil. É resultado da disseminação hematogênica do Treponema pallidum, da gestante infectada não-tratada ou inadequadamente tratada para o seu concepto, por via transplacentária, podendo ocorrer em qualquer fase gestacional ou estágio clínico da doença materna.
Objetivo
Verificar os impactos da sífilis no desenvolvimento neuropsicomotor de um bebê.
Metologia
Trata-se de um relato de caso realizado através do projeto “Desenvolvimento Motor Infantil: da avaliação à estimulação, conectando fisioterapia e família - DEMI”. Foi avaliado um bebê do sexo masculino de 3 meses e 21 dias, através da Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS) e um questionário respondido em forma de entrevista pela mãe.
Resultados
Foi verificado que a gravidez não foi planejada, sendo descoberta aos 4 meses, realizou pré-natal e ultrassom adequadamente. O parto foi do tipo cesariana, com Apgar de 9, chorou ao nascer, porém apresentou icterícia. Ao nascimento tinha o peso de 3,820 Kg, e mesmo com a amamentação, possui baixo estado nutricional. Apresenta um desempenho motor abaixo do esperado pela sua idade, ao qual observou uma postura flexora, déficit de controle cervical, e adução dos polegares e flexão dos dedos, além de dificuldade em perceber estímulos sonoros.
Discussão
Diante dos achados, foi observado que corrobora com o estudo de Domingues et al. (2021), em que verificaram que as complicações mais frequentes eram o atraso no desenvolvimento e comprometimento intelectual. Assim, segundo Santos; Pereira e Sena (2020), à desnutrição associada com a acuidade auditiva e atraso do desenvolvimento motor, podem provocar incapacidades ainda maiores no seu crescimento.
Conclusão
A presença de sífilis pode trazer consequências marcantes para o desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, procedimentos de intervenção precoces são essenciais para otimizar o potencial do bebê, além de realização de medidas de saúde pública de caráter preventivo, à medida que este quadro clínico pode interferir no desenvolvimento infantil, deixando sequelas motora, cognitiva, visual e auditiva.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Desenvolvimento Motor; Sífilis; Gravidez;
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Paraná - Brasil
Autores
ANGELICA YUMI SAMBE, LAURA ISABEL MARTINS DE ALMEIDA, LARISSA VICTÓRIA BRANCO, TIAGO TSUNODA DEL ANTÔNIO, ANA CAROLINA FERREIRA TSUNODA DEL ANTÔNIO