Dados do Trabalho
Título do trabalho
O USO DE EXAMES DE IMAGENS POR ULTRASSOM PARA O DIAGNOSTICO CINETICO FUNCIONAL E MONITORIZAÇAO DO TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO: REVISAO SISTEMATICA DA LITERATURA
Introdução
Os exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico cinético funcional preciso e monitorização efetiva do tratamento. O ultrassom é uma modalidade de diagnóstico que usa ondas mecânicas de alta frequência para gerar imagens dos tecidos. É uma ferramenta muito útil para os fisioterapeutas, pois pode ser usada para fornecer informações detalhadas sobre estruturas musculoesqueléticas, identificar lesões e monitorar a resposta ao tratamento, permitindo uma abordagem mais direcionada e individualizada para cada paciente, otimizando assim os resultados terapêuticos.
Objetivo
Estudar o uso de exames de imagens por ultrassom para o diagnóstico cinético funcional e monitorização do tratamento fisioterapêutico de disfunções musculoesqueléticas.
Metologia
Para a revisão sistemática foram utilizadas as palavras-chave: Fisioterapia; Ultrassom; Ultrassonografia; Diagnóstico por Imagem; Imagiologia Clínica; Imagiologia Diagnóstica; Doenças Musculoesqueléticas nas bases de dados: Web of Science (WOS), SciELO e PEDro, operadores booleanos na busca e foram aceitos ensaios clínicos em português e inglês, publicados até junho de 2023. Os dados foram extraídos para Excel 2023 (autor, objetivos, métodos de formação e avaliação da imagem, disfunção musculoesquelética e resultados).
Resultados
Retornaram 16432 artigos no total. Após a exclusão de artigos duplicados e não relacionados ao objetivo da presente pesquisa, apenas seis foram selecionados. Três artigos detalharam o método de formação da imagem encontrada, dois correlacionaram a imagem gerada por ultrassonografia com os achados cinéticos funcionais a partir da anamnese e exames e testes especiais, todos os seis informaram a disfunção musculoesquelética estudada e a importância da ultrassonografia para o diagnóstico, mas apenas em um foi relatado a importância da ultrassonografia para monitorar o tratamento fisioterapêutico. Quanto a análise do viés científico, dois artigos apresentaram alto risco de viés e de quatro risco incerto.
Discussão
O uso do ultrassom de imagem como ferramenta de auxílio no diagnóstico cinético funcional ainda é pouco explorado, sendo que ficou evidente que o uso adequado do equipamento ainda deve ser estudado. Assim como os parâmetros adequados para a geração da imagem em diferentes cenários. Há necessidade de se correlacionar a ultrassonografia com os achados da avaliação para aumentar as chances de sucesso no tratamento. A ultrassonografia, por ser uma ferramenta de baixo custo e não ionizante, deve ser mais utilizada para a monitorização do tratamento. A análise do viés científico destacou que os estudos precisam seguir com mais cuidado o rigor científico para assim gerar conclusões mais exatas.
Conclusão
O uso de exames de imagens por ultrassom para o diagnóstico cinético funcional e monitorização do tratamento fisioterapêutico de disfunções musculoesqueléticas ainda é pouco utilizado, sobretudo para monitorar o tratamento. O uso adequado do equipamento por fisioterapeutas para esses casos clínicos deve ser explorado em novos estudos.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Ultrassom, diagnóstico por imagem, fisioterapia, modalidades de fisioterapia, disfunção musculoesquelética
Área
Revisão sistemática e metanálise
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
Fundação Educacional Serra dos Órgãos - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
LUCAS RAMOS DE ANDRADE, Amanda de Oliveira Telles, Thaís Pionório Omena, Aldo Jose Fontes Pereira, Wagner Coelho de Albuquerque Pereira, Julio Guilherme Silva