Dados do Trabalho


Título do trabalho

Recursos terapêuticos não invasivos para melhora de cicatrizes de queimaduras: uma revisão sistemática com metanálise

Introdução

A cada ano, mais de 30 milhões de pessoas sofrem queimaduras, com alterações cicatriciais (importante fonte de morbidade pós-queimadura), de prevalência entre 30% e 70%. O manejo das deficiências cicatriciais, decorrentes de queimaduras, pode ser invasivo (farmacológico ou cirúrgico) ou não invasivo, incluindo fisioterapia e terapia ocupacional. Portanto, intervenções não invasivas são geralmente tentadas antes das cirúrgicas para inibir ou retardar a progressão das cicatrizes.

Objetivo

Entender se em adultos que sofreram queimaduras, as terapias não invasivas melhoram a dor, o prurido, a elasticidade e a vascularização da cicatriz de queimadura?

Metologia

Foi realizada uma revisão sistemática de estudos randomizados envolvendo adultos com cicatrizes de queimaduras. A intervenção experimental foi terapias não invasivas aplicadas a cicatrizes de queimaduras, em comparação com nenhuma intervenção. Dados relacionados à intensidade da dor e prurido, elasticidade e vascularização foram combinados em meta-análises. A qualidade da evidência foi determinada de acordo com as recomendações da Cochrane.

Resultados

Incluídos 14 estudos com 660 partícipes. Estudos de baixa qualidade indicaram bons efeitos na dor após massagem (MD -1,5; 95% CI -1,8 a -1,1), onda de choque (MD -2,0; 95% CI -3,8 a 0,0) e laser (MD -4,0; 95% CI -6,0 a -2,0); no grau do prurido após massagem (MD -0,4; 95% CI -0,7 a -0,2), onda de choque (MD -2,0; 95% CI -3,7 a -0,3) e laser (MD -0,5; 95% CI -0,6 a -0,4). Tais terapias produzem ganhos ínfimos na elasticidade e vascularização da cicatriz, segundo estudos de qualidade até moderada.

Discussão

Quatorze ensaios clínicos randomizados, que examinaram cinco terapias não invasivas, foram incluídos. Evidências de baixa qualidade indicaram que massagem, ondas de choque e terapia a laser podem reduzir a intensidade da dor e do prurido. Por outro lado, evidências de baixa a moderada qualidade indicaram que massagem, ondas de choque e terapia com silicone produziram benefícios insignificantes ou inexistentes na elasticidade da cicatriz e na vascularização.

Conclusão

Evidências de baixa qualidade indicam que massagem, ondas de choque e laser podem reduzir dor e prurido em cicatrizes. Clínicos podem considerar o uso dessas terapias de baixo custo, seguras e fáceis de implementar antes de tratamentos invasivos. Contudo, massagem, ondas de choque e uso de silicone produzem benefícios insignificantes na elasticidade e vascularização da cicatriz. Ensaios clínicos maiores e bem desenhados são necessários para reduzir a incerteza sobre a magnitude dos efeitos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Queimados, Cicatrizes, Recursos Terapêuticos

Área

Revisão sistemática e metanálise

Instituições

Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

PEDRO HENRIQUE ANDRADE ZANON, Mariana de Oliveira, Fernanda Mayrink Gonçalves Liberato, Karini Paula Capucho, Cíntia Helena Santuzzi