Dados do Trabalho


Título do trabalho

ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL NA REDE PUBLICA DE SAUDE

Introdução

A Paralisia Cerebral (PC) é definida como distúrbios do movimento e postura, atribuídos a uma lesão não progressiva que ocorre no cérebro em desenvolvimento (ROSENBAUM et al., 2007), e é considerada a deficiência mais comum na infância, que requer atenção dos serviços públicos de saúde.
De acordo com a Constituição Federal (BRASIL, 1988), a saúde é direito de todos e dever do Estado, e assim foi instaurado o Sistema Único de Saúde (SUS), que, para deter um maior cumprimento dos seus princípios acaba por oferecer uma abordagem fisioterapêutica para o tratamento da PC (BRASIL, 2014).

Objetivo

Geral
- Descrever as principais intervenções fisioterapêuticas ofertadas na rede pública de
saúde para o tratamento da Paralisia Cerebral (PC)
Específicos
- Conhecer as principais alterações que se manifestam na Paralisia Cerebral.
- Identificar na literatura como a fisioterapia pode estar atuando no tratamento da
Paralisia Cerebral em crianças.
- Abordar os principais locais da rede pública que ofertam serviços de fisioterapia para
pacientes com Paralisia Cerebral.

Metologia

A presente pesquisa se trata de uma revisão de literatura integrativa, a respeito da
abordagem fisioterapêutica em crianças com paralisia cerebral na rede pública de saúde, através da pesquisa eletrônica de artigos científicos indexados nas plataformas Scielo e PubMed. No período de janeiro à maio de 2023, foi realizada uma pesquisa de artigos entre os anos de 2012 à 2022. Com os seguintes descritores: Paralisia Cerebral, SUS, Intervenção Fisioterapêutica.

Resultados

Após realizar uma busca extensiva, foram identificados aproximadamente 20 artigos
relevantes para a pesquisa. No entanto, seguindo os critérios de elegibilidade descritos na metodologia, apenas 3 artigos foram selecionados para compor o resultado final.

Discussão

De modo geral, os resultados dos estudos revelaram que a fisioterapia teve um impacto
positivo, demonstrando melhorias na independência funcional dos indivíduos. Contudo, a literatura disponível é carente de informações detalhadas sobre o desempenho funcional em cada tipo de paralisia cerebral. Nesse sentido, torna-se imprescindível uma estrutura conceitual clara sobre o desempenho funcional dos diferentes tipos de PC. Isso permitirá otimizar o raciocínio clínico, realizar avaliações mais específicas e direcionar o tratamento de forma mais precisa.

Conclusão

Ao concluir esta pesquisa, fica evidente a relevância crucial da fisioterapia e seu papel
fundamental no tratamento e acompanhamento de pacientes com paralisia cerebral (PC). Especificamente, destaca-se sua influência positiva no desenvolvimento sensorial e motor dos indivíduos, possibilitando respostas adaptativas mais eficazes ao ambiente ao seu redor. É importante enfatizar que uma abordagem precoce da fisioterapia demonstra ser benéfica, pois resulta em respostas mais favoráveis ao tratamento maior capacidade de adaptação ao meio em que o paciente vive.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Paralisia Cerebral; Intervenção Fisioterapêutica; SUS; Rede Pública
de Saúde; Tratamento Fisioterapêutico; Fisioterapia.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Uninassau - Pernambuco - Brasil

Autores

ANA CLARA DE SOUZA OLIVEIRA, MARIA EDURDA FERRAZ SAMPAIO, BEATRIZ MONTEIRO DA SILVA SOUZA, EMILLY FERNANDA NUNES SANTOS, DENYSE BRITO NUNES