Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DA LINFOTERAPIA ASSOCIADA A CINESIOTERAPIA RESISTIDA SOBRE OS SINAIS E SINTOMAS DO LINFEDEMA EM PACIENTE COM CANCER DE MAMA: UM RELATO DE CASO

Introdução

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo, como opção de tratamento a cirurgia é a principal escolha, tendo como uma das complicações pós-operatórias o desenvolvimento do linfedema. O linfedema é uma condição crônica pela qual pode gerar o aumento do volume do membro, avaliado por 2 cm ou mais na circunferência do membro superior, gerando limitações. Por isso, é de grande importância a busca por recursos terapêuticos que reduzam os sinais e sintomas gerados por ele.

Objetivo

Verificar os efeitos da linfoterapia associada a cinesioterapia resistida nos sinais e sintomas do linfedema de membro superior em paciente após cirurgia para câncer de mama.

Metologia

Relato de caso da paciente com mastectomia em 2011. O linfedema foi avaliado com fita métrica, a força com dinamômetro, dor e função do membro pelos questionários de McGill, Escala Visual Numérica e DASH. Inicia-se pela Drenagem Linfática, Enfaixamento Compressivo Funcional, seguindo para cinesioterapia resistida com foco no trapézio, peitoral maior, deltoide, bíceps, tríceps e flexores/extensores do punho. A carga utilizada nos exercícios é de 70-85% de 1RM, 3-4 séries de 6-10 repetições.

Resultados

De acordo com a avaliação inicial, a paciente apresentava linfedema de MSE, com medidas de circunferência maior que 2cm em 6 pontos anatômicos diferentes, além de dor (EVA 8). Após cumprir com o protocolo durante 6 semanas e comparecendo a todos os 2 atendimentos semanais, foi feita a reavaliação pelo qual houve a redução de pelo menos 1cm em cada um dos 6 pontos, além da redução da dor (EVA 4).

Discussão

O linfedema afeta diversas pessoas em todo o mundo, com consequências sociais (Sung et al; 2021), por isso, é importante que seja realizado um protocolo seguro e eficaz para o controle. A linfoterapia associada ao exercício resistido pode trazer uma resposta positiva nos sinais e sintomas do linfedema, sugerindo ser uma alternativa de tratamento fisioterapêutico.

Conclusão

Os resultados mostram que a terapia complexa descongestiva associada aos exercícios resistidos, apresentaram a redução do linfedema no membro acometido da paciente.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Linfedema; Exercício resistido; Linfoterapia.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia em Oncologia

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

MARCELLY TOMAZETTI SCALAMATO, BRENDA MENA BARRETO BÜSE, Jhulie Anne Pinheiro Kemerich, Hedioneia Maria Foletto Pivetta