Dados do Trabalho


Título do trabalho

IMPLICAÇOES DA PANDEMIA DA COVID-19 NA QUALIDADE DE VIDA DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR.

Introdução

O isolamento social gerado pela pandemia da COVID-19 trouxe consigo incerteza do futuro, falecimento de pessoas próximas, dificuldades financeiras, mudança repentina do ensino presencial para o remoto, levando estudantes a apresentaram desequilíbrios físicos e psicológicos no seu processo de busca do conhecimento, tendo como contribuição a falta de interação, atenção e apoio por parte de discentes e docentes que, por consequência impactam negativamente na qualidade de vida dos universitários1,2.

Objetivo

Descrever as implicações da pandemia da COVID-19 na qualidade de vida de discentes do ensino superior privado, em uma universidade da cidade de Curitiba-PR.

Metologia

Estudo transversal, observacional e analítico, com amostra por conveniência. Realizado no UniCuritiba, com dados de 217 discentes de abril à julho de 2023, auto aplicado em meio digital após aprovação no conselho de ética em pesquisa, utilizando questionário sociodemográfico e o WHOQOL-bref3. Para a análise utilizou-se o pacote estatístico IBM SPSS 25, o teste t de uma amostra comparou as médias de qualidade de vida geral e nos quatro domínios, antes e após a pandemia.

Resultados

A maioria dos discentes eram de cursos da saúde 78% (n=169), sexo feminino 79,7% (n=173), solteiros 84,3 (n=183), com idade média de 22,50±7,05 anos. Testaram positivo para COVID-19 56,7% (n=123) e destes 25,3% (n=55) apresentaram sequelas. O teste t para uma amostra mostrou que o score do WHOQOL-bref não é diferente do pré e pós pandemia (t(216)=1,655,p>0,05), assim como os domínios 2, 3 e 4, já o domínio físico é diferente (t(216)=7,344,p<0,05).

Discussão

O nível de estresse dos discentes na pandemia, foi determinante para a queda da qualidade de vida, e de acordo com suas perspectivas sua formação acadêmica, social e ocupacional seriam prejudicadas4. Destacando que o domínio físico com maior impacto na qualidade de vida, corroborando com os achados do presente estudo. Pesquisas analisaram níveis de ansiedade, depressão e estresse em discentes, e descreveram que a pandemia ocasionou perturbação psicológica, sentimentos de angústia e incerteza5,6.

Conclusão

Houve piora na qualidade de vida dos discentes após a pandemia, porém não estatisticamente significativa. Dentre os domínios do WHOQOL-bref, o físico apresentou piora significativa. Permitindo assim, que os gestores das instituições de ensino superior priorizem medidas que impactem no apoio dessa população, de forma a melhorar e prevenir o declínio da qualidade de vida.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Estudantes; Ensino superior; Qualidade de vida; Pandemia; COVID-19;

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Saúde Pública

Instituições

Unicuritiba - Paraná - Brasil

Autores

MARIA VITORIA MORO TSCHA, Luana Dias Strapasson, Ellen Beatriz dos Anjos, Emanoelly Martins Silva, Glenda Naila de Souza, Bruna Isadora Thomé