Dados do Trabalho


Título do trabalho

IMPACTO NA FUNCIONALIDADE DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19

Introdução

Durante a pandemia do COVID-19, o isolamento social foi um instrumento de proteção para evitar a propagação do vírus promovendo mudanças drásticas na rotina de estudantes do ensino superior, uma vez que as aulas migraram para o meio digital, fator este, que contribuiu para o declínio funcional, sendo um dos principais desfechos negativos durante e após período pandêmico, impactando diretamente na saúde e fatores relacionado à saúde 1-4.

Objetivo

Analisar o impacto causado na funcionalidade, antes e após o período pandêmico em estudantes universitários de uma instituição privada na cidade de Curitiba-PR.

Metologia

Pesquisa do tipo transversal de caráter observacional e analítico, de amostra por conveniência, com 217 estudantes do UniCuritiba. Dados coletados de abril a julho de 2023 por meio de questionário sociodemográfico e WHODAS 2.0 de 12 questões 5, ambos auto aplicados por meio digital após aprovação no conselho de ética em pesquisa. Para a análise utilizou-se o pacote estatístico IBM SPSS 25, o teste t de uma amostra comparou as médias de saúde e deficiência pré e pós pandemia.

Resultados

Os estudantes tinham idade média de 22,50±7,05 anos, maioria do sexo feminino 79,9% (n=173), matriculados no turno da noite 65% (n=141) e com trabalho remunerado 61,8% (n=134). Destes, 56,7% (n=123) testaram positivo para COVID-19, e 25,3% (n=55) obtiveram sequelas, destacando-se: Fadiga 18,4% (n=40), alterações cognitivas 17,1% (n=37) e dor de cabeça 14,7% (n=32). O teste t para uma amostra mostrou que o score final do WHODAS 2.0 é diferente do pré e pós pandemia (t(216)=-2,187,p<0,05).

Discussão

Estudos realizados em universidades privadas e federais identificaram 52,4% dos discentes com dor na coluna lombar, 60% com problemas de saúde física durante a pandemia e 70% acreditam que seu rendimento acadêmico diminuiu6,7. Funções executivas, linguagem, memória e atenção, também evidenciam a predisposição aos agravos na funcionalidade, dentro do âmbito das atividades diárias e participação, de acordo com estudos8. Achados esses que corroboram com os resultados encontrados nesta pesquisa.

Conclusão

Verificou-se declínio significativo na funcionalidade dentro dos domínios de cognição, mobilidade, autocuidado, relações interpessoais, atividades de vida e participação social avaliados pelo WHODAS 2.0, em discentes do ensino superior após a pandemia da COVID-19. Sendo assim, se fazem necessárias medidas que impactam diretamente essa população dentro das instituições de ensino superior.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Estudantes; Ensino superior; Funcionalidade; Pandemia; COVID-19;

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Unicuritiba - Paraná - Brasil

Autores

EMANOELLY MARTINS SILVA, Kawane Laís Tortato, Dunya Omairi Masri, Maria Vitória Moro Tschá, Glenda Naila de Souza, Bruna Isadora Thomé