Dados do Trabalho
Título do trabalho
DESAFIOS PARA ATUAÇAO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE
Introdução
O fisioterapeuta sai da graduação apto para atuar nos três níveis de atenção, incluindo a Atenção Primária à Saúde (APS). A APS é a principal porta de entrada para que o usuário tenha acesso ao SUS. Dentre os profissionais que compõem este serviço de saúde encontra-se o fisioterapeuta que, mais recentemente, a partir da Portaria GM/MS nº 635/2023, passou a fazer parte das equipes eMulti. Dessa forma, nesse contexto de mudanças, surgem novos desafios para atuação desse profissional na APS.
Objetivo
Analisar os principais desafios encontrados pelos profissionais fisioterapeutas que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS).
Metologia
Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada por meio de pesquisa nas bases de dados científicos: BVS, PubMed e SciELO usando combinações dos descritores: fisioterapia, Atenção Primária à Saúde e desafios. Como critérios de inclusão foram selecionados trabalhos escritos em Português ou em outro idioma que contemplassem a realidade brasileira e os descritores. Como critérios de exclusão, foram excluídas todas as revisões bibliográficas e trabalhos com mais de 10 anos de publicação.
Resultados
Após a busca, leitura e análise dos trabalhos já publicados nas bases de dados científicos, 7 artigos brasileiros foram selecionados para compor o corpus do estudo, os quais abordaram as principais dificuldades enfrentadas pelo fisioterapeuta em sua atuação na Atenção Primária.
Discussão
A fisioterapia enfrenta diversos empecilhos no que diz respeito a sua consolidação na atenção básica, apontando como desafios mais recorrentes: a falta de infraestrutura, dificuldade em trabalhar como equipe multiprofissional, alta demanda de usuários e a falta de recursos terapêuticos. Tais desafios acarretam em limitações para realização das ações e intervenções do fisioterapeuta, dificultando a consolidação deste profissional da saúde no contexto da promoção, prevenção e educação em saúde.
Conclusão
Pode-se concluir que a identificação dessas fragilidades contribui para o aprimoramento do trabalho, além de nortear processos formativos que promovam a qualidade do cuidado ofertado para a população. Nesse ínterim, há a necessidade de continuar intervindo nesses obstáculos para que haja melhor integralidade do cuidado na atenção primária.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Fisioterapia; Atenção Primária à Saúde; Desafios.
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Saúde Pública
Instituições
Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal da Paraíba - Paraíba - Brasil
Autores
LOYANNA CHRISTINE MOREIRA MENDES, Stefanny Vitória Cunha Lima, Márcio Lorran Moreira Mendes, Kathlyn Kamoly Barbosa Cavalcanti Araújo, Jeane Constantino Pereira