Dados do Trabalho


Título do trabalho

CONFIABILIDADE TESTE-RETESTE DOS PARAMETROS CINEMATICOS NA TAREFA DE TRANSPORTE EM INDIVIDUOS POS-AVC

Introdução

O AVC pode levar a um comprometimento da função de membros superiores e gerar diminuição no uso do membro afetado. A análise cinemática é recomendada para detectar diversos níveis de comprometimento motor devido à sua alta sensibilidade. Nesse contexto, estudos e recente diretriz propuseram tarefas de apontar, alcançar-agarrar e beber. Contudo essas tarefas são pouco representativas das AVDs, dependem da abertura da mão ou não mensuram o resultado da tarefa. Assim, é necessária uma nova tarefa.

Objetivo

Avaliar a confiabilidade teste-reteste durante uma tarefa de transporte de caneca de alça aberta sobre os parâmetros cinemáticos dos membros superiores em indivíduos com hemiparesia pós-AVC.

Metologia

Estudo transversal com 18 indivíduos. Foi solicitado que o participante transportasse a caneca do círculo de partida ao círculo final. As variáveis cinemáticas coletadas no sistema Optotrak 3D e analisadas no software LabView foram: pico de velocidade, tempo de movimento, tempo para pico de velocidade, índice de curvatura, coordenação interarticular, erro. A confiabilidade foi analisada através do Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC).

Resultados

A confiabilidade teste-reteste foi excelente (>0,9) para o tempo de movimento e índice de curvatura em ambos os membros e para o pico de velocidade e erro no braço parético. A confiabilidade teste-reteste foi boa (0,75-0,9) para a coordenação interarticular e tempo para o pico de velocidade em ambos os membros; pico de velocidade e erro para o braço não parético.

Discussão

A tarefa de transporte demonstrou ser confiável e capaz de avaliar indivíduos com hemiparesia pós-AVC. A tarefa de transporte é capaz de mensurar a magnitude do resultado da tarefa, ser representativa de AVD e possibilita a avaliação de indivíduos com comprometimento da abertura da mão. Dessa forma, torna-se relevante para a avaliação clínica desses indivíduos e uso em pesquisas futuras.

Conclusão

A tarefa de transporte demonstrou-se confiável através das variáveis analisadas. A tarefa é representativa das atividades diárias que envolvem transporte de objetos e pode ser usada em indivíduos com comprometimento na abertura da mão. No entanto, é sugerido novos estudos que incluam indivíduos com comprometimento motor severo.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

AVC, cinemática, confiabilidade, membro superior, tarefa de transporte

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC/CEFID - Santa Catarina - Brasil

Autores

VICTOR BAUER DA ROSA, ISADORA MELLO GAIDZINSKI PEREIRA, LETICIA YOLANDA SILVA, BRUNO BOLLA FREIRE, STELLA MARIS MICHAELSEN