Dados do Trabalho
Título do trabalho
CONTRIBUIÇOES DA FISIOTERAPIA PARA A GESTANTE NO CONTEXTO DA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE.
Introdução
A gravidez é um evento fisiológico e acarreta mudanças no organismo feminino, sendo as alterações no assoalho pélvico as mais frequentes e que podem gerar disfunções pélvicas. Neste contexto, evidencia-se a importância da inserção da fisioterapia pélvica na Atenção Primária à Saúde (APS), pois visa promoção e prevenção de complicações, auxiliando na preparação para o parto e um pós-parto sem comprometimentos
Objetivo
Identificar os benefícios da fisioterapia para a gestante no contexto da APS.
Metologia
Revisão bibliográfica realizada por meio de pesquisa nas bases de dados científicos: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Public MEDLINE (PubMed) utilizando combinações dos descritores: assoalho pélvico, gestantes, fisioterapia, saúde da mulher e atenção primária. Como critério de inclusão foi determinada a coleção de trabalhos escritos em Português que contemplasse os descritores, enquanto ao critério de exclusão baseou-se em estudos com mais de 5 anos de publicação e revisões da literatura.
Resultados
Após a busca e análise criteriosa, 9 artigos brasileiros foram selecionados para a composição do texto, os quais elucidaram o benefício do fortalecimento do assoalho pélvico durante a gravidez pelos fisioterapeutas no contexto da APS e o principal empecilho vivenciado por esses profissionais para melhor implementação desse serviço.
Discussão
O papel do fisioterapeuta é essencial na APS, pois graças ao empenho dessa profissão é possível evitar e/ou minimizar intercorrências negativas nas mulheres como as complicações uroginecológicas e favorecer qualidade de vida ao longo do processo gestacional. Todavia, os estudos apontaram o desconhecimento das gestantes acerca da utilização e importância dos serviços de fisioterapia pélvica tornando um empecilho para a integralidade e adesão a este serviço na Atenção Primária.
Conclusão
Dessa forma, torna-se evidente a importância da atuação da fisioterapia na APS, visto que este nível de atenção à saúde, como porta de entrada do SUS, tem como papel primordial promover o acolhimento e ofertar ações de promoção e prevenção a saúde que visem diminuir as complicações durante o período gestacional, parto e pós-parto propiciando um maior bem estar durante e após a gestação, possibilitando assim uma melhora na qualidade de vida para a mulher.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Gravidez, Assoalho Pélvico, Intercorrências, Benefícios, Fisioterapia e Atenção Primária de Saúde.
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia em Saúde da Mulher
Instituições
Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil
Autores
STEFANNY VITORIA CUNHA LIMA, Loyanna Christine Moreira Mendes, Jeane Constantino Pereira, Kathlyn Kamoly Barbosa Cavalcanti Araújo