Dados do Trabalho


Título do trabalho

A IMPORTANCIA DA CRIAÇAO DA FICHA DE ANAMNESE FISIOTERAPEUTICA EM LIBRAS PARA ATENDIMENTO DE PACIENTES SURDOS

Introdução

A anamnese fisioterapêutica é contato essencial para coletar informações relevantes sobre o histórico de saúde do paciente, e permite ao profissional uma abordagem terapêutica discernida e eficaz. Assim, torna-se fundamental garantir que pacientes surdos tenham acesso adequado aos serviços de saúde, através da anamnese de vídeos na Língua Brasileira de Sinais, possibilitando a comunicação direta com tais pacientes, proporcionando cuidado efetivo e promovendo a inclusão na prática fisioterapêutica.

Objetivo

Possibilitar a preparação dos profissionais da saúde com uma comunicação de qualidade e efetiva na relação terapeuta-paciente para garantir o acesso à saúde de maneira universal e igualitária.

Metologia

Trata-se de uma pesquisa longitudinal, experimental, não controlada e aberta. A partir da pesquisa bibliográfica, analisou-se as fichas de avaliação de todas as áreas de atendimento da Clínica Escola do Cesupa. Em seguida, a formulação do manual a partir das principais perguntas com a realização de vídeos em Libras e inserção do QR code, para facilitar o acesso de profissionais e estudantes. Por fim, utilizou-se um questionário para medir a eficácia do manual nos atendimentos à população surda na Clínica.

Resultados

A análise das respostas do questionário respondido por alunos do curso de saúde e profissionais trouxe um resultado positivo para a utilização da ficha de anamnese fisioterapêutica em libras. Os participantes citam que colaborou significativamente para um melhor atendimento a um paciente surdo.

Discussão

Observa-se que o atendimento prestado por profissionais da saúde ao surdo é insuficiente perante a comunicação com a utilização da Libras (SOUZA, 2017) Com isso, constata-se que a dificuldade na comunicação entre profissionais da saúde e surdos existe devido à falta de treinamento dos profissionais, dificuldades financeiras para contratar intérpretes e ausência de adaptações para pacientes surdos. (BARROSO, 2020). Assim, nota-se obstáculos constantes para um atendimento integral e humanizado.

Conclusão

Portanto, a ficha de anamnese fisioterapêutica em Libras é indubitável na promoção da inclusão e qualidade dos cuidados. Ela permite comunicação direta com pacientes surdos, tornando o tratamento eficaz. Essa prática fortalece a relação terapeuta-paciente e o compromisso ético. Apesar dos desafios, investir em capacitação e recursos de tradução é essencial. Ao adotar essa abordagem inclusiva, a fisioterapia reforça sua responsabilidade na busca por uma sociedade mais justa e acessível a todos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Anamnese Fisioterapêutica, Libras, Libras na saúde.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

CESUPA - Pará - Brasil

Autores

KENISTON DO NASCIMENTO SANTANA, ALLANA GRAIM DE OLIVEIRA, JEFFERSON CORREA DO NASCIMENTO