Dados do Trabalho


Título do trabalho

RESTRIÇOES E PRECAUÇOES APOS ARTROPLASTIA BILATERAL DE QUADRIL: UMA REVISAO SISTEMATICA

Introdução

Estudos apontam que uma porcentagem significativa de pacientes submetidos à Artroplastia Total de Quadril Unilateral (ATQU) por OA possuem alterações degenerativas bilaterais e acabam necessitando da cirurgia no lado contralateral posteriormente (SAYEED et al., 2009; SHAO et al., 2013). A Artroplastia Total de Quadril Bilateral Simultânea (ATQBS) é um procedimento viável e, no entanto, não há um consenso “se” ou “quais” os cuidados e restrições são efetivamente benéficas em seu pós-operatório.

Objetivo

Investigar e descrever as principais indicações de restrições e cuidados na ADM, movimento, descarga de peso e marcha no pós-operatório (PO) de artroplastia total bilateral de quadril simultânea.

Metologia

Realizou-se uma revisão sistemática segundo protocolo PRISMA. A busca dos estudos foi realizada nas principais bases de dados, segundo palavras-chaves previamente determinadas. A busca dos artigos foi realizada por dois pesquisadores cegados, assim como a seleção por títulos e, posteriormente dos resumos. Para a seleção dos artigos utilizou-se a ferramenta RYYAN. Os estudos passaram por análise metodológica com base no instrumento MINORS.

Resultados

Após aplicação dos critérios, participaram 18 artigos. Foram abordados 2.625 pacientes com ATQBS, sendo 888 com a OA como motivo da intervenção (5 estudos não informaram ou não discriminaram essa população). Encontramos 3 estudos de intervenção do tipo ensaio clínico (clínicos controlados) e 15 observacionais (12 coorte retrospectivos e 3 coorte prospectivos). Dos 18 estudos, 14 investigaram sobre desfechos no PO tardio, 10 no PO imediato, 9 no intra-operatório e 1 no pré-operatório.

Discussão

Os trabalhos apresentavam objetivos distintos entre si, tais como: descrição ou comparação no índice de complicações peri e pós ATQBS, análise de custos, de morbidade e mortalidade, comparativamente a ATQ unilateral ou estadiada, entre outros. Nenhum investigou diretamente o impacto de cuidados e restrições no movimento e descarga de peso/marcha no pós-operatório de ATQBS. Em virtude disso, os resultados dos desfechos analisados foram extraídos segundo o método de cada um dos 18 estudos.

Conclusão

Não há informações robustas sobre indicação e/ou efeito das restrições na ADM, movimento e funcionalidade após ATQBS. Acerca dos desfechos de indicações para descarga de peso, utilização de DAs e marcha livre, encontramos número maior de descrições, porém, com orientações distintas e que não foram justificadas pela via de abordagem e tipo de fixação. Faz-se necessário ECCRs que avaliem o impacto das restrições e cuidados na ADM, movimento, descarga de peso e marcha no pós operatório de ATQBS.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Artroplastia total do quadril; ATQ bilateral em um estágio; ATQ bilateral simultânea; cuidados no pós-operatório; restrições no pós-operatório; descarga de peso; marcha.

Área

Revisão sistemática e metanálise

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Santa Catarina - Brasil

Autores

ANA CRISTINA DE ANDRADE RODRIGUES, Júlia Fernandes Barroso, Thaís Cristina Siqueira, Micheline Henrique Araújo da Luz Koerich, Jaqueline de Souza