Dados do Trabalho


Título do trabalho

ATUAÇAO DA FISIOTERAPIA NO POS-OPERATORIO DE REVASCULARIZAÇAO DO MIOCARDIO - RELATO DE CASO

Introdução

A cirurgia de Revascularização do Miocárdio (RM) é um procedimento invasivo que consiste na restauração do fluxo cardíaco por meio da reconstrução das artérias coronárias, que promove alterações na função pulmonar das trocas gasosas e mecanismos de defesa. A fisioterapia é realizada no pós-operatório de cirurgias cardíacas para a prevenção de complicações pulmonares e motoras, pois a mobilização precoce dos pacientes após cirurgia cardíaca demonstra reduzir os efeitos prejudiciais.

Objetivo

Relatar a atuação da fisioterapia respiratória e motora no pós-operatório de RM.

Metologia

Trata-se de um relato de caso, de caráter descritivo observacional, de pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio realizado na Unidade Cardiológica (UCA) do Hospital Beneficente Portuguesa, em dezembro de 2022, por uma acadêmica de fisioterapia do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

Resultados

Percebeu-se que mediante as condutas fisioterapêuticas, os pacientes obtiveram ganhos no tocante à funcionalidade respiratória e motora, não evoluindo com complicações pulmonares, além de possuírem maior independência e conforto ventilatório durante esforço ao obter alta da UCA, como demonstrado na escala de borg em 1 (esforço muito leve).

Discussão

De acordo com atendimento protocolado no hospital em associação com as queixas encontradas, tendo sido encontrado hipomobilidade, edema de MMII e percepção de esforço respiratório por meio da escala de borg de 9 (esforço intenso). O atendimento constou do uso da Ventilação Não-Invasiva no modo PS + PEEP por 30 a 40 minutos, mobilização precoce evoluindo com exercícios ativos, sedestação beira-leito, bipedestação, deambulação e condicionamento cardiovascular leve por meio do cicloergômetro.

Conclusão

A atuação fisioterapêutica no pós-operatório de RM é útil para melhorar a função pulmonar e as trocas gasosas por meio da VNI com utilização da PS + PEEP e da mobilização precoce como recurso terapêutico na UTI, visto que esta impacta significativamente na deambulação espontânea do paciente no pós-operatório, podendo ser considerada dessa forma, uma influência positiva na sua recuperação funcional.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Revascularização do miocárdio; fisioterapia respiratória e motora; pós-operatório.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia Cardiopulmonar

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

ESTEFANI RANI DE ALMEIDA RODRIGUES