Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DA DRENAGEM LINFATICA MANUAL EM PACIENTES ACOMETIDOS POR EDEMA DE MEMBROS INFERIORES

Introdução

A Drenagem Linfática Manual é utilizada pela fisioterapia como uma das intervenções para controle de edema de membros inferiores, pois tem como objetivo auxiliar no processo natural de drenagem da linfa e reabsorção do líquido intersticial que, se em excesso, pode causar dor, desconforto, formigamento e/ou cansaço nos membros acometidos. É uma técnica muito utilizada nos linfedemas e edemas gestacionais, porém em outros tipos de edema ainda carece de maior número de evidências.

Objetivo

Conhecendo os benefícios da drenagem linfática manual e considerando a escassez de estudos relacionados a temática e a importância de controlar os níveis de edema para promover bem-estar e diminuição dos sintomas incapacitantes ao paciente, este estudo objetivou analisar os efeitos da aplicação drenagem linfática manual na perimetria, na pressão arterial e nas sensações de dor, desconforto, peso, formigamento e cansaço associados ao edema de membros inferiores em um grupo de mulheres.

Metologia

Série de casos, com amostra composta por 10 mulheres com histórico de edema de membros inferiores. A avaliação consistiu de nível de dor (escala visual analógica), sensação relatada de desconforto, cansaço e peso nos membros inferiores e análise da perimetria em 10 pontos dos membros inferiores, antes e após cada sessão. Foram 8 sessões de drenagem em membros inferiores, duas vezes por semana e avaliação da satisfação ao final do tratamento (teste t Student na análise dos dados).

Resultados

Participaram 10 mulheres, com idades entre 20 a 48 anos (média 33,9 anos), a maioria permanecendo em pé por mais de quatro horas diárias (70%) e realizavam exercício físico (60%). As medidas de perimetria apresentaram redução estatisticamente significativa (p<0,001 a p<0,05), além de redução de, no mínimo, um grau nas sensações de dor e desconforto relatadas. Não houve diferença significativa na pressão arterial e após a intervenção todas relataram estar muito satisfeitas com o resultado.

Discussão

O edema é recorrente ao final do dia em pessoas que trabalham em pé por períodos longos de tempo, propiciando acúmulo do líquido intersticial nos membros inferiores devido a ação da gravidade e ausência da ação da musculatura adjacente. O alívio das sensações incômodas e redução de medidas após a drenagem se dá pela reabsorção do líquido intersticial excedente para a corrente sanguínea, com redução do edema, alívio da pressão nos membros inferiores e melhora da sensação física das pacientes.

Conclusão

Conclui-se através deste estudo que a drenagem linfática manual se apresentou efetiva para a redução do edema de membros inferiores, com redução de perimetria e das sensações de dor, desconforto, cansaço e peso associadas. Assim, esta é uma das técnicas que a fisioterapia pode incluir na sua prática clínica diária auxiliando na prevenção e no tratamento do edema de membros inferiores.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia. Reabilitação. Terapia Manual.

Área

Série de casos

Instituições

Universidade de Cruz Alta - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

DINARA HANSEN COSTA, Milena Gonçalves Post, Viviane Cecília Kessler Nunes