Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE VIDA EM CUIDADORES DE PACIENTES NEUROLOGICOS

Introdução

A Classificação Brasileira de Ocupações define cuidadores como aqueles que oferecem cuidados e zelam pelo bem-estar da pessoa assistida. Essa função pode ser exercida por um familiar ou membro da comunidade com aqueles que apresentem incapacidade física ou mental que acarrete na perda de sua autonomia. A rotina do cuidador interfere significativamente na sua Qualidade de Vida, tornando-o mais suscetível a disfunções decorrentes da sobrecarga de trabalho.

Objetivo

Caracterizar os aspectos relacionados à qualidade de vida (QV) de cuidadores de pacientes neurológicos atendidos na clínica de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Metologia

Estudo descritivo e transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) com CAAE sob número 38803320.6.0000.8123. em que avalia QV do cuidador através do Questionário de Qualidade de Vida Short Form (SF-36), que contém 11 questões e 36 itens que englobam 8 domínios/dimensões, representados por: capacidade funcional, aspectos físicos, dor, estado geral da saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental.

Resultados

Verificou-se maior média de escore para os domínios: aspectos sociais (78,1), capacidade funcional (77,93), limitação por aspectos físicos (63,63), saúde emocional (61,43) e dor (61,13). Os menores escore encontram-se nos domínios: limitação por aspectos emocionais (55,56), estado geral de saúde (57,1) e vitalidade (58,5).

Discussão

O estudo de Guerra et al. (2017) trás os domínios estado geral de saúde, vitalidade e aspectos sociais como os mais afetados. Essa afirmativa corrobora com nossos achados sobre estado geral de saúde e vitalidade, pois os cuidadores não apresentavam preparo para oferecer suporte adequado ao paciente; enquanto para aspectos sociais há uma divergência sobre nossos resultados, em razão dos pacientes da nossa amostra apresentarem maior funcionalidade em comparação aos pacientes da amostra de Guerra.

Conclusão

Maior comprometimento na QV nos domínios: limitação por aspectos emocionais, estado geral de saúde e vitalidade; enquanto os domínios: aspectos sociais, capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, saúde emocional e dor mostraram-se menos afetados.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Cuidadores; Pacientes neurológicos; Qualidade de Vida;

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Estadual do Norte do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

IGOR CALIXTO DA SILVA, Mariana Moskado Batista de Almeida, Lucas Mateus Campos Bueno, Joyce Karla Machado da Silva , Camila Costa de Araújo Pellizzari