Dados do Trabalho


Título do trabalho

Análise do tempo de reação entre dançarinos profissionais e não dançarinos

Introdução

O tempo de reação (TR) é uma habilidade cognitiva que pode ser definido como o tempo que decorre desde o aparecimento de um estímulo até ser dada uma resposta, ou seja, é a capacidade de responder rapidamente a estímulos ambientais e é considerada uma boa medida para avaliar a capacidade do sistema cognitivo. A dança como característica marcante a criatividade, onde os dançarinos precisam se envolver com a música, acrescentar emoção, e reproduzir/criar os passos, tornando-se uma tarefa motora complexa com maior impacto na neuroplasticidade. Estudos atuais de revisões sistemáticas chegaram a um consenso de que a dança tem efeito positivo na cognição global.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é avaliar o tempo de reação de dançarinos profissionais e compará-los com não dançarinos.

Metologia

Trata-se de um estudo transversal para avaliação do tempo de reação por meio do Software NeuroSports Arena utilizando a reliadade virtual. Participaram 13 dançarinos profissionais e 13 não dançarinos. A avaliação pelo software é composta por tarefas de reação simples e Go/No-go baseadas em estímulos visuais. Os estímulos são apresentados em diferentes posições no campo visual da tela, e a resposta é captada através do clique no controle. A avaliação contém 4 níveis e possui duração média de 25 minutos.

Resultados

Identificou-se que os dançarinos profissionais possuem um TR menor, em média (256,30 ± 18,70 ms) comparado a não dançarinos (280,15 ± DP 45,25 ms), esses resultados demonstraram uma alta relevância clínica (d= 0,77) nos achados.

Discussão

Por ser uma modalidade complexa de exercício físico que necessita da incorporação da aprendizagem dos movimentos e memorização coreográficas das sequências, reflete consequentemente em uma resposta motora mais rápida (BASSO; SATYAL; RUGH, 2021). Outro estudo realizado em dançarinos experientes com tempo de dança médio de 11 anos, apontaram que houve uma melhora no TR em um período de seis meses após prática da dança (BONAVOLONTÀ et al., 2021) além do TR os dançarinos profissionais possuem uma melhor consciência corporal (VIRTANEN et al., 2022).

Conclusão

Dançarinos profissionais tem um melhor tempo de reação comparado a não dançarinos. Assim, a prática da dança pode representar uma estratégia para melhora do tempo de reação. Mais estudos utilizando a realidade virtual como são necessários para análise do TR.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Teste Cognitivo. Tempo de reação. Cognição. Realidade virtual

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Esportiva

Instituições

UFTM-Universidade Federal do Triangulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

MYRIAN SILVA OLIVEIRA, Isabella Polo Cordeiro, Luciane Aparecida Pascucci Sande de Souza, Gustavo José Luvizutto, Tarcisio Silva Coelho