Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS A QUIMIOTERAPIA

Introdução

O câncer é uma doença de origem multifatorial que têm em comum o crescimento desordenado de células. Entre os pilares do tratamento oncológico, destacam-se cirurgia, quimioterapia e radioterapia, sendo a quimioterapia uma das abordagens mais utilizadas. O tratamento quimioterápico visa interromper ou erradicar o crescimento de células cancerígenas, entretanto, tais medicações estão associadas a uma série de efeitos colaterais afetam vários aspectos da qualidade de vida.

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida de pacientes oncológicos submetidos a quimioterapia.

Metologia

Trata-se de uma pesquisa com abordagem analítica observacional transversal, aprovada pelo comitê de ética da instituição (número do parecer 5. 613.254), realizada no período de setembro a outubro de 2022. A amostra foi composta por 41 participantes, com idades entre 33 e 89 anos, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão e responderam ao questionário EORTC QLQ-C30 (30 perguntas relacionadas a cinco escalas funcionais: física, funcional, emocional, social e cognitiva).

Resultados

Participaram 22 mulheres e 19 homens, média de idade de 62 ± 12,12 anos; predomínio de câncer de mama (21,95%) e intestino (21,95%). Os valores do EORTC QLQ-C30 para qualidade de vida foram de 67±24,71, indicando um estado de saúde moderado; para a escala de sintomas 35±26,31 caracterizando baixo impacto, sendo sensação de fraqueza e necessidade de repousar os mais citados; e na escala funcional média de 69±24,78 implicando em maior alteração na escala de funcionalidade.

Discussão

O câncer é uma patologia que acomete tanto o sexo feminino quanto o masculino. Para a maioria dos tipos de neoplasias, a incidência e a mortalidade aumentam com a idade, confirmando os resultados encontrados nesta pesquisa. Em diversos estudos o câncer de mama e do trato gastrointestinal, aparecem entre os mais prevalentes. Além disso, a fadiga foi apontada como sintoma frequente em pacientes submetidos a quimioterapia, interferindo na qualidade de vida e na funcionalidade.

Conclusão

O estudo demonstrou que o tratamento quimioterápico traz efeitos indesejáveis aos indivíduos com diferentes tipos de câncer, no que se refere a qualidade de vida, podendo ser identificado que dentre as sintomatologias estudadas há uma maior prevalência de fadiga, ou seja, o cansaço e a necessidade de repousar.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Quimioterapia, qualidade de vida, funcionalidade, fadiga

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)- São Miguel Do Oeste (SC) - Santa Catarina - Brasil

Autores

ELISANGELA CRISTOFOLI, Camila Lazarotto, Jennifer Keller Trindade Maia