Dados do Trabalho


Título do trabalho

MOBILIZAÇAO PRECOCE NO PACIENTE CRITICO: UMA REVISAO SISTEMATICA

Introdução

A mobilização precoce é uma intervenção útil para evitar os efeitos negativos da UTI, incluindo exercícios passivos a funcionais e resistidos. Contudo, ainda observa-se negligência e subjetividade em sua realização. Pacientes submetidos à ventilação mecânica por mais de 48 horas tendem a evoluir com atrofia da musculatura esquelética, sendo essa, uma das principais complicações dos pacientes, levando a problemas secundários.

Objetivo

Analisar os principais resultados da mobilização precoce realizada de maneira individualizada no paciente crítico.

Metologia

Trata-se de uma revisão sistemática utilizando PRISMA com os seguintes Decs e operadores booleanos: “Early Ambulation” AND “Intensive Care Units” AND “Physical Therapy Department, Hospital”. A busca foi nas bases de dados PubMed, Cochrane e BVS, resultando em 91, 109 e 96 artigos respectivamente, sendo os critérios de inclusão ensaios clínicos randomizados publicados entre 2013. Após a leitura do título e resumo, restaram 16 artigos para elaboração do trabalho.

Resultados

A mobilização ativa diminuiu o tempo para deambulação independente e tempo de internação, além de aumentar a sobrevida dentro e fora do hospital. Além disso, a qualidade de vida após a alta hospitalar e independência funcional alcançam melhores resultados quando se trabalha de maneira individualizada utilizando o SOMS. Ademais, observou-se que o trabalho de mobilização precoce juntamente ao suporte nutricional teve menor índice de fraqueza adquirida durante a permanência na UTI.

Discussão

Podemos observar que a mobilização realizada precocemente respeitando a individualidade e com objetivos específicos, promove benefícios durante a alta hospitalar e posteriormente a esta. Constitui estratégia segura quando realizada da maneira correta, acelerando a recuperação funcional reduzida durante a ventilação mecânica, repercutindo em menor incidência de delirium.

Conclusão

Sugere-se que a mobilização precoce com objetivos direcionados pode melhorar a condição dos pacientes gravemente internados em UTI. Além disso, aumenta os dias de sobrevida fora do ambiente hospitalar, assim como a qualidade de vida.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Early Ambulation; Intensive Care Units; Physical Therapy Departmente, Hospital.

Área

Revisão sistemática e metanálise

Categoria

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Instituições

Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar - Piauí - Brasil

Autores

LILIAH JORRANNA SOUSA DIAS