Dados do Trabalho


Título do trabalho

TELERREABILITAÇAO PARA PACIENTES COM INSUFICIENCIA CARDIACA: UMA REVISAO SISTEMATICA

Introdução

Insuficiência Cardíaca é uma síndrome decorrente da redução do débito cardíaco, implicando em sintomas físicos e emocionais. A telerreabilitação é uma nova estratégia desenvolvida com o intuito de motivar pacientes a participarem da reabilitação cardíaca em sua rotina diária em casa, sendo um programa mais acessível e de maior adesão entre os pacientes.

Objetivo

Observar os impactos da telerreabilitação sobre a qualidade de vida de pacientes com insuficiência cardíaca.

Metologia

Trata-se de uma revisão sistemática utilizando PRISMA como metodologia, com os seguintes Decs e operadores booleanos: “Heart Failure” AND “Cardiac Rehabilitation” OR “Telerehabilitation”. A busca foi nas bases de dados Pubmed, SciELO e LILACS, encontrando 268, 176 e 66 artigos respectivamente. Foram incluídos os artigos publicados entre 2018 e 2023 e os ensaios clínicos randomizados. Após a leitura do título e resumo, restaram 16 artigos para a elaboração do trabalho.

Resultados

Os exercícios aeróbicos diminuíram o tempo de internação e o valor de dispneia, tal qual os exercícios resistidos com cargas acima de 60%. Exercícios e treinamento da musculatura inspiratória melhoram os valores da distância percorrida e a tolerância ao exercício. Os HIIT mostraram aumentar a estimulação imunológica, a tolerância ao exercício e o VO2 quando comparados aos de LIIT. Quando trabalhados força e equilíbrio, o resultado foi uma menor taxa de quedas.

Discussão

A questão levanta-se nos protocolos para IC na forma remota com mais prós do que contras. Começando pelo baixo custo da telerreabilitação ao profissional e pacientes que o acompanham de acordo com suas reais necessidades do dia a dia, adaptando o próprio ambiente para receber as práticas, com interações extras e o acompanhamento da tecnologia para mensuração dos resultados. Ampliando também, a funcionalidade do profissional não só com tratamento específico como também aos demais.

Conclusão

Conclui-se que a telerreabilitação é uma alternativa de tratamento viável e segura apresentando uma boa adesão dos pacientes cardiopatas, auxiliando na melhora da qualidade vida decorrente do aumento no nível de atividade física e melhorando também nas questões psicossociais.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Heart Failure; Cardiac Rehabilitation; Telerehabilitation.

Área

Revisão sistemática e metanálise

Instituições

Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar - Piauí - Brasil

Autores

LILIAH JORRANNA SOUSA DIAS