Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATORIA DE ATLETAS DE FISICULTURISMO

Introdução

O fisiculturismo busca desenvolver e aprimorar os músculos, criando uma aparência muscular definida e simétrica. Exercícios de resistência, levantamento de peso e nutrição específica são essenciais para aumentar a massa muscular e reduzir gordura. Além disso, a força muscular respiratória desempenha papel importante, garantindo um suprimento adequado de oxigênio para os músculos durante treinos intensos e gerando uma resposta adaptativa por meio do metaborreflexo inspiratório.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi analisar a força muscular respiratória de atletas de fisiculturismo comparado a indivíduos sedentários.

Metologia

Este estudo observacional transversal foi aprovado CEP com Parecer 5.560.743. Um grupo de praticantes de Fisiculturismo (GF) (n=7) e um grupo controle (GC) (n=7) de homens sedentários, com idade média de 37,71 anos e IMC de 29,74 Kg/m². A avaliação da força muscular respiratória ocorreu por meio de manovacuometria. As comparações entre os grupos foram realizadas utilizando o teste t de amostras independentes, com nível de significância de p ≤ 0,05.

Resultados

Após a análise dos resultados, foi possível observar melhora significativa (p ≤ 0,05) da força muscular respiratória para os praticantes de fisiculturismo quando comparados os valores Pressão Inspiratória Máxima (PImáx) (GF=-152,14; GC=-86,28) e Pressão Expiratória Máxima (PEmáx) (GF=154,28; GC=78,28) expressos em cmH2O.

Discussão

A capacidade pulmonar e a força dos músculos respiratórios podem ter um impacto significativo no desempenho físico geral de um fisiculturista. Um sistema respiratório eficiente permite que os atletas trabalhem por períodos mais longos, ajudando-os a superar a fadiga muscular. Por isso, incorporar treinamento específico para a musculatura respiratória pode proporcionar benefícios para os fisiculturistas, permitindo-lhes atingir níveis altos de excelência física e desempenho esportivo.

Conclusão

Este estudo sugere que praticantes de fisiculturismo apresentam melhora na força muscular respiratória em relação ao grupo controle. Os valores mais altos de Pressão Inspiratória Máxima e Pressão Expiratória Máxima no grupo de fisiculturistas evidenciam esse fato. Assim, a prática do fisiculturismo parece beneficiar o fortalecimento dos músculos respiratórios e promover um funcionamento eficiente do sistema respiratório nesses indivíduos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Aptidão Física. Manovacuometria. Força Muscular Respiratória. Fisiculturismo. Músculos Respiratórios.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Cardiopulmonar

Instituições

Claretiano Centro Universitário - São Paulo - Brasil

Autores

ISABELA CRISTINA DOS SANTOS MOTTA, Edson Donizetti Verri, Evandro Marianetti Fioco, Saulo Fabrin