Dados do Trabalho


Título do trabalho

A QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES ONCOLOGICOS SUBMETIDOS A QUIMIOTERAPIA PODE SER PREDITORA DOS FATORES SOCIAIS, FATORES CLINICOS, INDICE DE ATIVIDADES DE VIDA DIARIA E QUALIDADE DE VIDA? ESTUDO TRANSVERSAL

Introdução

A Qualidade do Sono (QS) é uma medida importante para avaliar o sono saudável de uma população, visto que a privação do mesmo pode impactar na saúde e no declínio da qualidade de vida. Em relação aos pacientes oncológicos, o distúrbio do sono pode estar associado às dores, às náuseas em decorrência da quimioterapia e à necessidade de ir ao banheiro durante a noite. Dito isso, a avaliação da QS e sua associação com as variáveis sociais e clínicas, funcionalidade e qualidade de vida (QV) pode contribuir para o direcionamento do tratamento multiprofissional do paciente oncológico.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi analisar se a qualidade do sono, de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico, pode ser uma variável preditora dos fatores sociais, fatores clínicos, da capacidade funcional para desempenhar atividades de vida diária e da qualidade de vida.

Metologia

Trata-se de um estudo transversal, aprovado pelo CEP sob o parecer de n° 5.556.963 e realizado com pacientes oncológicos que foram submetidos à quimioterapia no Hospital Universitário João de Barros Barreto, todos os participantes assinaram o TCLE. O World Health Organization Quality of Life Scale (WHOQOL-BREF) foi utilizado para avaliar a QV, o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) para a QS e o índice de Katz para as atividades de vida diária. O software SPSS foi utilizado para a análise estatística, no qual foi feita uma regressão linear, tendo a QS como variável dependente e as variáveis sexo, raça, estado civil, escolaridade, tipo de quimioterapia, intervenção cirúrgica, QV e atividades de vida diária como variáveis associadas, objetivando econtrar valores de p<0,05.

Resultados

O domínio físico, componente do WHOQOL-BREF, obteve p valor <0,05 apresentando uma relação inversamente proporcional, mostrando-se como uma variável predita pela qualidade do sono. O domínio psicológico, domínio meio ambiente, domínio relações sociais, sexo, raça, estado civil, escolaridade, tipo de quimioterapia e intervenção cirúrgica não apresentaram valores significtivos, portanto a QS não foi preditora para essas variáveis no presente estudo.

Discussão

O WHOQOL-BREF é um instrumento para avaliar a qualidade de vida e dividido em domínios. Em relação ao domínio físico, as perguntas são direcionadas aos aspectos da mobilidade, energia e atividades cotidianas. Tratando-se de pacientes oncológicos, a literatura aponta que o declínio da capacidade física e o aumento da fadiga são condições causadas pelo câncer e pelos efeitos adversos da quimioterapia. Neste estudo, a QS apresentou-se como uma variável preditora para o desempenho no domínio físico, uma vez que a redução da capacidade física demonstrou relação com o aumento do distúrbio do sono.

Conclusão

A QS foi preditora apenas no desempenho do domínio físico, componente da avaliação da QV, enquanto as variáveis domínio psicológico, domínio meio ambiente, domínio relações sociais, sexo, raça, estado civil, escolaridade, tipo de quimioterapia e intervenção cirúrgica não foram preditas pela QS.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Qualidade do sono; Neoplasias; Antineoplásicos

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia em Oncologia

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

ANA BEATRIZ ROCHA DE MARIN, Manuela Trindade Almeida, João Simão de Melo Neto