Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE DA FUNÇAO PULMONAR EM MULHERES PRATICANTES DE CROSSFIT®

Introdução

O CrossFit® se destaca como uma modalidade esportiva em progresso que oferece um treinamento diversificado, promovendo melhorias no sistema musculoesquelético dos praticantes. Ao incorporar exercícios desafiadores, estimula o desenvolvimento da aptidão física e a capacidade de exercício. Essa abordagem abrangente proporciona benefícios valiosos para a saúde respiratória.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi analisar a função pulmonar de mulheres praticantes de CrossFit em comparação com indivíduos sedentários.

Metologia

O estudo observacional transversal aprovado pelo CEP com Parecer 3.551.119. O grupo de praticantes de CrossFit (GF) (n=8) foi comparado com um grupo controle (GC) (n=8) de mulheres sedentárias, com idade média de 21,82 anos e IMC de 34,99 Kg/m², pareados sujeito a sujeito. As participantes foram submetidas à avaliação da função pulmonar por meio de espirometria. As comparações entre os grupos foram realizadas utilizando o teste t de amostras independentes, com nível de significância de p ≤ 0,05.

Resultados

Após a análise dos resultados, foi possível observar melhora significativa da função pulmonar nos praticantes de CrossFit quando comparados com o grupo controle, em relação aos valores de Capacidade Vital Forçada (CVF) (GF=4,28; GC=3,40) e Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo (VEFE1) (GF=3,58; GC=2,68), com valores expressos em litros e significância estatística (p ≤ 0,05). A variável VEF1/CVF (GF=0,83%; GC=0,79%) não apresentou diferença entre os grupos.

Discussão

Os exercícios do Crossfit podem se assemelhar ao Treinamento Muscular Respiratório (TMR), melhorando a força respiratória, isso reduz limitações no exercício. Em sedentários, o exercício aumenta respostas ventilatórias e exige mais da musculatura inspiratória, diminuindo a capacidade de realizar treinos. O estudo sugere que praticantes de CrossFit podem se beneficiar com melhora significativa da aptidão física, evidenciada pelo aumento da força e atividade dos músculos respiratórios.

Conclusão

Este estudo sugere que a Capacidade Vital Forçada e o Volume Expiratório Forçado estão significativamente aumentados no grupo de praticantes de CrossFit em comparação com os indivíduos sedentários, indicando uma melhora da função pulmonar. Esses achados destacam os benefícios do CrossFit para o sistema respiratório e sua contribuição para a melhoria geral da aptidão física em praticantes bem treinados.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Aptidão Física. Espirometria. Função pulmonar. Crossfit. Sistema Respiratório.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Claretiano Centro Universitário - São Paulo - Brasil

Autores

ISABELA CRISTINA DOS SANTOS MOTTA, Edson Donizetti Verri, Evandro Marianetti Fioco, Saulo Fabrin