Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DO DESEMPENHO MUSCULAR RESPIRATORIO PARA O DESMAME DA VENTILAÇAO MECANICA EM UTI: UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA

Introdução

A interrupção da ventilação mecânica (VM) é uma das principais metas da equipe multidisciplinar para o paciente crítico. Considerando que pacientes sob VM podem desenvolver fraqueza muscular respiratória, essa condição deve ser avaliada e monitorizada, pois pode ser uma das causas de insucesso e falha do desmame da VM.

Objetivo

Sumarizar os métodos e variáveis mais comuns de avaliação do desempenho muscular respiratório de pacientes críticos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Metologia

Revisão bibliográfica desenvolvida com artigos publicados entre 2013-2023, com os descritores “avaliação muscular respiratória”, “terapia intensiva”, “assessment of respiratory muscle strength” e “intensive care”. Utilizou-se a estratégia PCC (population, concept, and context) para a busca e o operador booleano “e/and" entre os termos. Foram selecionadas as publicações com avaliação do desempenho muscular respiratório de pacientes críticos ≥ 18 anos, em português ou inglês e no contexto de UTI.

Resultados

Foram identificados 57 artigos e 9 selecionados. Um total de 66,6% avaliaram força muscular respiratória através do manovacuômetro e 33,3%, pela espessura e mobilidade diafragmática ultrassonográfica. Strength Index e atividade neuromuscular tiveram menor prevalência, 11,1% cada. Os estudos concordam que alguns testes e índices podem ter êxito no processo de desmame, contudo não devem ser analisados de forma isolada para a predição e tomada de decisão da descontinuação da VM.

Discussão

A utilização da manovacuometria é justificada pelo baixo custo e ampla disponibilidade, corroborando com outros estudos, apesar de ser um teste cujo resultado requer um grau considerável de cooperação e coordenação do paciente, e seus valores serem frequentemente subestimados em UTI, sendo questionável como preditor se usado isoladamente. A ultrassonografia transdiafragmática é uma alternativa viável para a avaliação do desempenho muscular respiratório enquanto índice do resultado global dos músculos respiratórios.

Conclusão

Força muscular respiratória, espessura e mobilidade diafragmática foram os parâmetros prevalentes para avaliação do desempenho muscular respiratório em pacientes críticos internados em UTI.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Unidade de Terapia Intensiva; Cuidados Críticos; Testes de Função Respiratória

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Instituições

Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

PEDRO VINICIUS MANSO PORFIRIO, Emanuelle Olympia Silva Ribeiro, Layane Santana Pereira Costa, Marismar Fernandes Nascimento, Millena Beatriz Fernandes Medeiros, Daniella Cunha Brandão, Shirley Lima Campos