Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DOS EFEITOS DO AI CHI NO EQUILIBRIO E QUALIDADE DE VIDA DE UM INDIVIDUO COM ATAXIA CEREBELAR

Introdução

O cerebelo é uma estrutura do sistema nervoso central localizada no encéfalo, responsável pelas informações de planejamento dos movimentos. Suas principais funções envolvem a coordenação da atividade motora, equilíbrio e tônus muscular, além de proporcionar controle das atividades musculares, correção e atividade motora. Dentre as degenerações cerebelares, a ataxia é a mais frequente, sendo responsável pela deterioração principalmente do equilíbrio, prejudicando de forma significativa todos os hábitos de vida do indivíduo. Devido à complexidade e as alterações causadas por essa patologia, faz-se necessário estudos que incorporem métodos que possibilitem o ganho de equilíbrio e qualidade de vida.

Objetivo

Avaliar os efeitos do método Ai Chi no equilíbrio e na qualidade de vida de um indivíduo com ataxia cerebelar.

Metologia

Avaliar os efeitos do método Ai Chi no equilíbrio e na qualidade de vida de um indivíduo com ataxia cerebelar. Metodologia: Estudo longitudinal, realizado na piscina terapêutica de uma universidade privada na cidade de Curitiba, com um indivíduo do gênero feminino, com idade de 54 anos, com diagnóstico clínico de ataxia cerebelar, capaz de compreender aos comandos verbais simples. O participante foi submetida nos períodos pré e pós 12 semanas de aplicação do método Ai Chi, a avalição da qualidade de vida, por meio do questionário SF-36 e do equilíbrio, pela baropodometria e estabilometria. O método Ai Chi foi aplicado duas vezes na semana por 40 minutos.

Resultados

Em relação a qualidade de vida, ocorreu melhora para as dimensões avaliadas, exceto para estado geral da saúde e limitação dos aspectos emocionais. Na estabilometria os resultados demonstraram após aplicação do método Ai Chi diminuição da oscilação de tronco, indicando possível melhora nas oscilações posturais.

Discussão

A fisioterapia aquática usa os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos advindos da imersão do corpo em piscina aquecida como modo de auxiliar a prevenção de alterações funcionais ou como forma de reabilitação. O Ai Chi é uma modalidade terapêutica aquática que tem como objetivo melhorar o equilíbrio, a coordenação e estabilização do tronco.
O exame baropodométrico permite a mensuração da distribuição de pressão corporal, ou seja, podemos analisar a distribuição de carga sobre a superfície plantar, permitindo avaliar o deslocamento do centro de pressão.
Comparando os resultados obtidos neste estudo pré e pós a intervenção, verificamos melhora na distribuição da pressão plantar bilateralmente, pois o equilíbrio ortostático é alcançado quando a projeção do centro de pressão se encontra nos limites da base de sustentação

Conclusão

O método Ai Chi poder ser uma técnica utilizada em portadores de AEC, proporcionando ao indivíduo analisado melhora na qualidade de vida, principalmente nos aspectos de capacidade funcional, vitalidade, aspecto social e saúde mental, além de ocasionar uma melhora qualitativa em relação ao equilíbrio postural.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

ataxia; qualidade de vida; equilíbrio postural.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

UNIBRASIL - Paraná - Brasil

Autores

SILVIA APARECIDA FERREIRA PERUZZO, DANIELI ISABEL ROMANOVITCH RIBAS, KETLYN KAROLINE PEREIRA