Dados do Trabalho


Título do trabalho

OS EFEITOS DA FACILITAÇAO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (FNP) NO SALTO VERTICAL E HORIZONTAL DE ADULTOS JOVENS.

Introdução

A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva é um conceito que utiliza resistências manuais com ângulos específicos de movimento nos três planos corporais. Utiliza-se para melhorar o desempenho físico de atletas e portadores de disfunções físicas, visto que as resistências estimulam os receptores neurais aumentando a amplitude de movimentos e a estabilidade corporal dos pacientes, promovendo o desencadeamento do potencial neuromuscular, melhorando respostas em todo o sistema musculoesquelético.

Objetivo

Verificar os efeitos da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva no salto vertical e horizontal de adultos jovens.

Metologia

35 acadêmicos de Fisioterapia maiores de 18 anos participaram do estudo (março a junho de 2021). Coletou-se informações sobre sexo, idade e índice de massa corporal (IMC). Avaliou-se a força muscular (teste de impulsão vertical e horizontal) antes e após a aplicação da técnica de FNP, com três grupos: Grupo Contração Relaxamento (GCR), Grupo Combinação de Isotônicas (GCI) e Grupo Controle (GC). Utilizou-se estatística descritiva e inferencial para a análise dos dados.

Resultados

Não houve diferença nas variáveis idade (p=0,12), IMC (p=0,60), sexo (p=0,60) e dominância (p=0,18) entre os grupos estudados. Não se observou alterações nos resultados antes e após intervenção para o grupo controle. No entanto, para o GCR houve melhora no salto vertical (p=0,01) e no salto horizontal (p=0,03). Para o GCI houve melhora apenas no salto horizontal (p=0,01).

Discussão

Foi relatado que a FNP, quando avaliada de forma abrangente no salto vertical possui efeitos negativos subsequentes ao salto. No entanto, os dados do trabalho em questão demostram que quando a técnica FNP antecede o salto, os resultados mostram-se eficientes tanto no salto vertical quanto no horizontal.

Conclusão

Foram observados efeitos agudos para o salto vertical e horizontal. No entanto, apenas o GCR apresentou efeito agudo para a força muscular em comparação com o GC.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

PNF, Alongamento, Propriocepção.

Área

Estudo randomizado

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

ROMULO VALENTE LAREDO, Davi Luis Martins de Miranda, Fernando Lucas Costa de Lima , Enzo Varela Maia, George Alberto da Silva Dias