Dados do Trabalho


Título do trabalho

APLICAÇÃO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA EM PACIENTE COM LOMBALGIA CRÔNICA: RELATO DE CASO

Introdução

A lombalgia crônica define-se como dor lombar persistente, considerada crônica quando há manutenção dos sintomas por mais de 3 meses, gerando limitação funcional, fraqueza da musculatura de tronco, lombar e abdome, e comprometimento proprioceptivo. A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) utiliza a irradiação motora, que tem como objetivo induzir ativação muscular indireta, a fim de aumentar ou manter a atividade muscular necessária para atividades funcionais.

Objetivo

Descrever os ganhos motores com foco na funcionalidade de uma paciente com lombalgia crônica baseados na aplicação da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF).

Metologia

Os atendimentos foram realizados na Clínica Escola de Fisioterapia do CESUPA, duas vezes na semana, no período de maio a junho de 2023 em uma paciente sexo feminino, 64, com queixa principal de dor, com diagnóstico de protusão discal em L1-S1 apresentando limitação de ADM em extensão e flexão da coluna e déficit de força durante a avaliação. A proposta de tratamento foi elaborada visando a melhora do quadro álgico, ganho de força muscular, melhora da mobilidade e flexibilidade, com ênfase nas atividades de vida diária.

Resultados

Com os exercícios realizados durante os atendimentos, assim como a aplicação dos padrões da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) na parte inferior do tronco, sendo pelve e membros inferiores, observou-se potencialidades funcionais do paciente ao realizar atividades laborais e atividades domésticas como subir e descer escadas, e sentar e levantar, demonstrando assim, ganhos principalmente em força muscular, mobilidade e flexibilidade e controle do quadro álgico.

Discussão

Durante os atendimentos, foram utilizados exercícios para ganho de mobilidade articular, assim como exercícios de fortalecimento como, sentar e levantar, flexão de quadril em decúbito dorsal com a perna estendida, abdução e ponte, utilizando técnicas como, combinação de isotônicas e iniciação rítmica, e padrões de facilitação em pelve e MMII. Ademais, também foram realizados exercícios visando o fortalecimento da musculatura abdominal, com a técnica de combinação de isotônicas.

Conclusão

O tratamento fisioterapêutico proposto baseado na Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF), influencia de forma positiva nas habilidades motoras de pacientes com lombalgia crônica, relacionadas a limitação funcional, fraqueza da musculatura de tronco, lombar e abdome, e comprometimento proprioceptivo, aprimorando a funcionalidade, otimizando a execução do movimento e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia; Reabilitação; Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva; Lombalgia.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

CESUPA - Pará - Brasil

Autores

VICTORIA MARINHO PISMEL XAVIER, RÔMULO CARDOSO MARTINS