Dados do Trabalho


Título do trabalho

OS EFEITOS DE TECNICAS FISIOTERAPEUTICAS NO MUSCULO ESTERNOCLEIDOMASTOIDEO EM CRIANÇAS COM DIAGNOSTICO DE TORCICOLO MUSCULAR CONGENITO

Introdução

O Torcicolo Muscular Congênito (TMC) é uma alteração no músculo esternocleidomastóideo (ECOM), caracterizado por um encurtamento do músculo, inclinação da cabeça para o lado ipsilateral e rotação para o lado contralateral.1,2 A etiologia da doença ainda é desconhecida.1,5 O diagnóstico é clínico, e realizado através da inspeção e palpação da região da cervical, e é confirmado após a presença de limitação do movimento do pescoço. Os exames de imagem são complementares.4

Objetivo

Este estudo tem como objetivo identificar os efeitos das técnicas fisioterapêuticas no tratamento de crianças portadoras de Torcicolo Muscular Congênito.

Metologia

Revisão sistemática, com seleção dos artigos feita na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed e SciELO. Os DeCS utilizados foram Newborn, Physical Therapy e Torticollis conjugados com o “AND’’. Critérios de inclusão 1) artigos que abordam técnicas fisioterapêuticas para tratamento do TMC; 2) crianças de 0 a 3 anos. Critérios de exclusão 1) intervenções que não sejam consideradas fisioterapêuticas; 2) artigos que se repetem nas bases de dados. Os artigos selecionados foram avaliados na PEDro.

Resultados

Foram selecionados 6 artigos, entre os anos de 2014 a 2021 e com score na PEDro de 6 a 8. Utilizaram como intervenção a bandagem cinesiológica, microcorrente, orientação para os pais/cuidadores, terapia manual e o alongamento.

Discussão

Diante dos estudos, foi possível notar uma melhora na espessura do músculo ECOM e ganho de ADM de cabeça e pescoço; além disso a orientação domiciliar possui um papel importante no prognóstico dos pacientes. No entanto, é importante que o diagnóstico seja precoce para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível, promovendo melhora no quadro clínico.

Conclusão

Pode-se concluir que o tratamento precoce acarreta bons resultados. A associação de algumas técnicas, como: alongamento, mobilização de tecidos moles, orientação domiciliar podem trazer bons resultados para o tratamento de TMC. No entanto, é perceptível que a falta de estudos recentes dificulta a atualização sobre as intervenções mais eficazes.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Newborn; Torticollis; Physical Therapy.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

UNIPAC - Minas Gerais - Brasil

Autores

JULIA ANDRETTO BUSCACIO, LUDMILLA LIMA CAMPOS, MARIANA HENRIQUE NOGUEIRA, MARCELLE ROBERTA SANTOS MAYRINCK ALMEIDA, OTÁVIO HENRIQUE AZEVEDO CAMPOS