Dados do Trabalho


Título do trabalho

PRODUTO NATURAL DA AMAZONIA COM POTENCIAL EFEITO CICATRIZANTE, EM FERIDAS CUTANEAS.

Introdução

Feridas são responsáveis por aumento da morbimortalidade e, por isso, têm um impacto significante na saúde pública do Brasil. Como formas de tratamento, as plantas medicinais são utilizadas desde a antiguidade em diversas doenças e têm se destacado no contexto de reparação tecidual. Dentre estas, a “Ucuúba" (Virola surinamensis), tem um papel importante na etnofarmacologia amazônica, por possuir propriedades cicatrizantes.

Objetivo

Analisar o reparo tecidual de feridas cutâneas tratadas com um produto natural da Amazônia.

Metologia

Trata-se de um estudo experimental, randomizado, prospectivo e longitudinal, controlado, simples cego e de centro único. Foram utilizados 15 ratos, distribuídos randomicamente, da linhagem Wistar, machos, com idade entre 2 a 3 meses, pesando entre 200 a 300g. Ocorreu a incisão de 1cm², onde um grupo foi tratado com o óleo da Ucuúba e o outro grupo à base de colagenase, após 7 dias de experimento, os animais foram eutanasiados e realizou-se a retirada da amostra de para a análise macroscópica.

Resultados

A análise macroscópica foi realizada utilizando o aplicativo Imitomeasure® como recurso para tabular as áreas
macroscópicas da lesão. Estes dados foram comparados pelo teste de ANOVA sobre a área de lesão, pelos dias D0, D3 e D7. Houve resultado estatisticamente significante na comparação do D0 para o D7 dos animais do grupo Ucuúba, sugerindo que os animais tratados com este produto, quando comparados ao grupo tratado com o produto à base de colagenase, obtiveram os melhores resultados.

Discussão

Foi observado que a contração das feridas dos animais tratados com Ucuúba, mostrou-se diferente do grupo colagenase, pois no D3, o grupo tratado à base de colagenase, teve um ligeiro aumento no diâmetro das lesões. Estes achados macroscópicos corroboram com os de Neto-Junior (2017) que afirma não encontrar diferenças significantes na contração de lesões cutâneas abertas, ao 4º dia pós-operatório e somente observa este resultado, entre o 7º e 14º dias.

Conclusão

O produto natural acelerou a contração da lesão.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Cicatrização; Feridas; Fisioterapia.

Área

Estudo randomizado

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

MIRIAM ELOANA LOPES BACELAR, Daphne Teodosio de Arruda, Alan José Mota de Sena, Tiago Santos Silveira