Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE DO CRESCIMENTO SOMATICO, MARCHA E LOCOMOÇAO EM RATOS MACHOS SUBMETIDOS A UM MODELO DE PARALISIA CEREBRAL E TRATADOS COM QUERCETINA

Introdução

A paralisia cerebral (PC) é um distúrbio multifatorial ocasionado por alterações no cérebro em desenvolvimento e que afeta o desempenho motor e a postura de crianças acometidas. A quercetina, um tipo de polifenol abundantemente encontrado em alguns alimentos como cebola, uvas e maçãs, apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Seus efeitos têm sido observados em diversas doenças neurológicas restaurando o tecido musculoesquelético e funções motoras.

Objetivo

Analisar os efeitos da administração da quercetina sobre o crescimento somático, a marcha e parâmetros da locomoção de ratos machos submetidos a um modelo de PC.

Metologia

O estudo ocorreu na Unidade de Estudos em Nutrição e Plasticidade Fenotípica -UFPE (processo Nº 0075/2020), utilizando 54 ratos Wistar: Controle Veículo (n=17), Controle Quercetina (n=18), PC Veículo (n=14), PC Quercetina (n=15). O modelo de PC associa anóxia perinatal (N2/9L/12min), no P0 e P1, e restrição sensório-motora, do P2 ao P28 (patas posteriores em extensão durante 16h/dia). A dose de quercetina administrada foi de 10 mg/kg/p.c., via intraperitoneal, os animais controles receberam uma solução veículo. Foram realizadas avaliações de peso corporal e crescimento longitudinal e de cauda no P8, P14, P17, P21, P28 e P33. A análise da marcha ocorreu através do Catwalk no P29. A atividade locomotora ocorreu em campo aberto por 5 minutos e grandezas físicas foram adquiridas pelo software Anymaze. Dados expressos em média e erro padrão: p<0,05.

Resultados

O modelo de PC limitou o ganho de peso, comprimento longitudinal e cauda. Em contrapartida, a quercetina associada a PC melhorou esses parâmetros. Na análise da marcha, houve aumento na fase de balanço e diminuição da cadência em animais PC, enquanto a administração de quercetina na PC promoveu melhores resultados. Na locomoção, a distância percorrida, velocidade média e tempo parado foram menores nos animais PC sem tratamento, sendo observada efeitos benéficos em animais PC com quercetina.

Discussão

Estudos indicam que o modelo de PC que associa anóxia e restrição sensório-motora, restringe o ganho de peso corporal e crescimento dos animais, além de acarretar em déficits funcionais sobre a atividade motora, assim como observado no nosso estudo. Por outro lado, a administração de quercetina em modelos de doenças neurológicas, incluindo isquemia e doença de Parkinson, tem demonstrado melhorar a atividade locomotora e déficits comportamentais durante a marcha, corroborando nossos achados.

Conclusão

O presente estudo demonstra que o modelo de PC impacta negativamente sobre o crescimento somático e locomoção dos animais. No entanto, a aplicação de quercetina promove efeitos benéficos a longo prazo sobre a PC em parâmetros relacionados ao crescimento e locomoção. Dessa forma, a quercetina pode ser um potencial agente nutracêutico no tratamento da PC experimental. São necessários novos estudos para melhor compreensão do impacto da quercetina sobre a PC.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Paralisia cerebral; Quercetina; Atividade Motora; Marcha; Crescimento.

Área

Estudo randomizado

Instituições

Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

LUCAS RAFAEL DA SILVA FRAGA, GLAYCIELE LEANDRO DE ALBUQUERQUE, MARIA LETICIA FARIAS TENÓRIO, MARCOS ANTÔNIO DA SILVA ARAÚJO, BÁRBARA JUACY RODRIGUES COSTA DE SANTANA, CAIO MATHEUS SANTOS DA SILVA CALADO, ANA ELISA TOSCANO MENESES DA SILVA CASTRO