Dados do Trabalho


Título do trabalho

ATUAÇAO DO FISIOTERAPEUTA NO SISTEMA UNICO DE SAUDE EM MUNICIPIOS DE SANTA CATARINA

Introdução

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior patrimônio da população brasileira, dispondo como princípios a universalidade, integralidade e equidade (FRASÃO, 2021). O profissional fisioterapeuta está ampliando o seu campo de ação, desfazendo o paradigma de uma atuação apenas reabilitadora, principalmente na atenção terciária, fortalecendo seu papel nos outros níveis de atenção à saúde, através de programas de prevenção, promoção e proteção de saúde (CARVALHO et al, 2019; BORGES, 2018).

Objetivo

Avaliar a atuação do fisioterapeuta nos níveis de baixa e média complexidade do Sistema Único de Saúde dos municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Metologia

Estudo transversal, observacional com abordagem quantitativa. Foram incluídos fisioterapeutas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 21 anos, inseridos nos serviços públicos de baixa e média complexidade do SUS dos 11 municípios constituintes da AMFRI, que aceitaram voluntariamente participar. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário, disponibilizado de maneira online Google Forms. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº CAEE 66549523.5.0000.5592.

Resultados

Participaram do estudo 60 fisioterapeutas de todos os municípios, 65% do sexo feminino e 35% masculino. Sendo que 61,7% atuam na Atenção Secundária à Saúde (ASS), apenas 13,3% relataram trabalhar com exclusividade na Atenção Primária à Saúde (APS), 21,7% atuam em ambos os níveis de atenção à saúde e 3,3% não responderam. Destaca-se ainda que 6,7% dos participantes responderam atuar no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e 3,3% na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Discussão

A fisioterapia é uma profissão que foi originada e marcada por práticas atenuadoras e reabilitadoras, isto justifica a atual dificuldade da inserção deste profissional na APS (REBELLATO, BOTOMÉ, 2021). O fisioterapeuta na APS proporciona benefícios para a população com atendimento qualificado, prevenindo agravos, assistindo o paciente de maneira integral, enfatizando a expansão do campo de atuação profissional e social, beneficiando de maneira direta a saúde pública (ATAIDE et al, 2021).

Conclusão

Verificou-se que apesar do fisioterapeuta ser um profissional capacitado a desempenhar seu papel nos três níveis de atenção à saúde, sua atuação na APS continua sendo menor em comparação à ASS. Destaca-se ainda que há uma escassez significativa de estudos e informações sobre a atuação do fisioterapeuta em âmbitos que não seja o atendimento individualizado, voltado à reabilitação, o que dificulta a compreensão de todas as atribuições do fisioterapeuta nos níveis primários e secundários de saúde.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Sistema Único de Saúde. Especialidade de Fisioterapia. Avaliação em Saúde. Serviços de Saúde. Níveis de Atenção à Saúde

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Centro Universitário Avantis (UNIAVAN) - Santa Catarina - Brasil

Autores

MORGANA AMANDA VEQUI, Alessandra Inês Amann, Sabrina Dariz, Mayane dos Santos Amorim, Amanda Steffen Roncada Da Silva